Distritos de design
Feira de Milão 2022
As exposições mais badaladas do Fuorisalone 2022
![Thumbnail](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08145232/SCENO_LIVE_©Maxime-Verret_Milan2022_Hermes_22.jpg)
Exposição da Hermes durante a Semana de Design de Milão 2022
Poucos sabem que o mais importante evento paralelo ao Salão do Móvel nasceu há 32 anos, em 1990, pelas mãos de Gilda Bojardi, diretora da aclamada revista de arquitetura e design Interni. Estamos falando, claro, do FuoriSalone.
Hoje, o evento paralelo que agita os quatro cantos da cidade ganhou força e notabilidade. Do pátio da Università degli Studi di Milano aos bairros de Brera, Tortona, até chegar na periferia. O FuoriSalone se popularizou.
Grifes de moda, restaurantes e até mesmo instituições abrem suas portas para instalações e exposições que agitam a cidade 24 horas por dia. Confira alguns dos eventos mais badalados da cidade de norte a sul, leste a oeste.
Hermès - manta e porcelana
Espaço La Pelota - Via Palermo, 10
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08142635/Instalacao-Hermes-CENO_LIVE_©Maxime-Verret_Milan2022_Hermes_01.jpg)
A grife francesa Hermès, mais uma vez, apresenta sua nova linha de tecidos para casa, além de móveis e acessórios no espaço La Pelotta, em Brera, com uma instalação cenográfica. A direção artística é de Charlotte Macaux-Perelman e Alexis Fabry. O cenário é surpreendente, pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela sua potência: desta vez tudo é pensado em nome da leveza, como um desafio à gravidade, que se expressa através da apresentação dos objetos para a casa.
Tudo exposto dentro de quatro estruturas, em forma de torres, em madeira e papel translúcido de modo a irradiar a luz por dentro e por fora. Detalhe: o material depois será totalmente reciclado. Em cada um das torres, peças da coleção Hermès para decoração. Mantas e tapeçarias de cashmere, um dos materiais preferidos da maison, uma fibra natural infinitamente delicada que combina resistência e cores vivas. A fabricação é feita com tiras de cashmere que formam desenhos quadrados e depois o tecido é tingido à mão, criando uma colcha de retalhos de cores brilhantes. Formas geométricas que evocam os mosaicos.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08154501/hermes-fuorisalone-2022-1.jpg)
A grife também traz objetos, porcelanas e móveis que afirmam sua singularidade, como pratos e bandejas em couro recortado, dobrado e pintada à mão que se transformam em peças de design.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08154506/hermes-fuorisalone-2022-2.jpg)
Banquinhos de bambu com fibra de carbono internamente mesclam tecnologia e artesanato: delicadeza e resistência em uma única peça. Destaque para as porcelanas de linha Soleil d'Hermès.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08154511/hermes-fuorisalone-2022-3.jpg)
In Between - Where Art Meets
Via dei Giardini, 21
O escritório de arquitetura Spagnulo & Partners abre as portas do canteiro de obras da futura Casa Baglioni, o novo hotel do grupo Collection Baglioni, que está programado para ser inaugurado na via Giardini, pertinho da via Manzoni, até o final do ano. O espaço-canteiro de obras abriga a exposição In-Between. A mostra antecipa os principais temas da Casa Baglioni, uma homenagem à grande experiência artística da Milão dos anos 1960.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08145116/IN-BETWEEN_visual_HD.jpg)
O percurso entrelaça arte e design, apresentando as obras de quatro grandes artistas internacionais, Enrico Castellani. Agostino Bonalumi, Anne Imohof e Giulio Paolini, da Stefano Cecchi Trust Collection - Fund for Art, coleção criada pelo empresário Stefano Cecchi com curadoria de Iole Pellion di Persano. Uma experiência única que oferece uma visão de espaços integrados onde arte, design e arquitetura se fundem.
“The Art of Dreams”
Palazzo Clerici, Via Clerici, 5
A casa automobilística alemã Porsche faz sua estreia na Milan Design Week 2022, com a instalação “The Art of Dreams”, um projeto assinado pela artista floral e designer australiana Ruby Barber, do Studio Mary Lennox. A Porsche explora a interação entre natureza e tecnologia com uma instalação imersiva e onírica. Ruby Barber define o projeto como "uma obra edificante de arte escultórica que combina a fragilidade das flores com a perspectiva tecnológica do século XXI". A instalação ganha vida através de performances coreografadas e é considerada uma experiência artística "inovadora em todo o mundo".
![Dezenas de atrativos integram a mostra paralela ao Salão do Móvel de Milão.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08142642/Porshe-Art-of-Dreams-.jpg)
“Design Transforma Milão”
Praça Santo Stefano
Na praça Santo Stefano, pertinho do Duomo, a criatividade brasileira se faz presente com o projeto Brazilian Furniture. A Abimóvel organiza pela primeira vez o “Design Transforma Milão”, como parte do circuito oficial de eventos do FuoriSalone, entre 06 e 12 de junho de 2022.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08145225/Brasil-Praça-Santo-Stefano-.jpg)
Realizado em formato de exposição, sob curadoria do escritório Moreira do Valle, o evento reunirá o resultado de um rico trabalho realizado entre 12 renomados designers brasileiros e 21 indústrias de móveis, que atuaram de forma conjunta no período da pandemia para o desenvolvimento de produtos e coleções assinadas, unindo o industrial e o feito à mão, acompanhando, para tal, as principais tendências mundiais e conectando-as à chamada “brasilidade”.
A marca paulista IBTW - In Between, que também está em Rho, apresenta a mesa Barbados, com tampo em mármore, e cadeira Samui, com revestimento em tricô. Já a Sier Móveis, empresa mineira, apresenta a coleção Carminha - cadeira, poltrona e banco de apoio para os pés - do arquiteto Henrique Steyer.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08202126/DSC3261.jpg)
FOREST WANDERING - Moroso
Teatro Filodrammatici, Via Filodrammatici, 1
A Moroso marca presença em dose tripla durante o Salão do Móvel. Além de apresentar sua nova coleção em Rho Fiera e em seu showroom na via Pontaccio, em Brera, a marca abriga uma instalação em homenagem à natureza no famoso Teatro Filodrammatici, do lado do Teatro La Scala, como parte do FuoriSalone.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08150325/MorosoTeatro-1.jpg)
O cenário é perfeito para a encenação do projeto "Forest Wandering", das designers suecas Sofia Lagerkvist e Anna Lindgren, da Front Design, em colaboração com Kvadrat Febrik para Moroso. Jogos de luzes, sons e projeções, que fazem com que o visitante mergulhe no clima das florestas nórdicas, entre enormes blocos de pedra e metros de tecido desenvolvidos a partir da transposição fotográfica de padrões e superfícies naturais.
Arda é o tecido especialmente desenhado pela Front e fabricado pela Kvadrat Febrik que reveste os módulos (sofás e poltronas) e pufes da da Coleção Pebble Rubble: 16 cores - sendo quatro exclusivas da Moroso. O tecido oferece a possibilidade de alterar a aparência de cada elemento graças as suas nuances e gradações cromáticas de diferentes minerais e rochas.
Forest Wandering vai até 10 de junho.
Colony Roma
L’Artigianato, PiazzaCastello 11
Elementos naturais, motivos geométricos e composições pertencentes a diferentes períodos históricos ganham vida através de cores e combinações inesperadas. Esse é o mundo de Colony, que decora com seus papéis de parede cenários icônicos como o Salão Oval da Casa Branca, o famoso filme de Sofia Coppola Marie Antoniette ou a série cult da Netflix Inventing Anna.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08150320/COLONY-Wallpaper-Gru-01.jpg)
A empresa é conhecida mundialmente por sua produção de tecidos e papéis de parede e chega ao FuoriSalone com sua nova coleção Primavera 2022. O destaque fica por conta dos papéis de parede Gru e Sogi, inspirados no oriente, e Marly e Aprile, com inspirações naturais. Gru, como o nome sugere, é um papel de parede em que as garças são protagonistas, com seu voo elegante e gracioso em um fundo com textura aveludada e ondulada
Etel
Via Pietro Maroncelli, 13
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08145229/ETEL-Panorama-by-Cristina-Celestino-ph-Filippo-Bamberghi-7-1.jpg)
No showroom da Etel no FuoriSalone, a marca brasileira de móveis de luxo, capitaneada por Lissa Carmona, o público internacional pode conhecer um pouco mais do projeto “Uma estória de dois continentes”, com obras de dois grandes nomes do design: Jorge Zalszupin e Cristina Celestino. Para homenagear o centenário de Zalszupin, arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro na década de 1950, a Etel lança pela primeira vez em Milão peças icônicas do designer, com uma retrospectiva histórica.
A outra coleção, batizada de Panorama, traz a assinatura da talentosa designer milanesa Cristina Celestino, hoje uma das mais reconhecidas no cenário internacional e italiano. A italiana uniu a beleza das madeiras brasileiras e a pedra Vitória-Régia para criar sofás, mesas de centro, aparadores, poltronas, namoradeiras e floreiras da nova coleção com a inclusão de materiais italianos.