Lançamentos
Feira de Milão 2022
Milão 2022: destaques das principais marcas e instalações de design de Brera e Durini
Da Via Durini até o Corso Monforte! A Milano Durini Design fica bem no centrinho da cidade, a poucos passos da Catedral de Milão. O Fuorisalone da Semana do Design de Milão começa aqui, onde mais de 40 empresas de design, mobiliário e iluminação apresentam de 6 a 12 de junho, novos produtos.
Em Brera, um bairro que respira design o ano inteiro, no coração da capital italiana do design, há um pouco de tudo. Instalações, galerias e lojas -- até presença brasileira. São mais de 160 eventos e 165 showrooms que abrem suas portas. Confira os destaques!
Living Divani - Corso Monforte, 20
Living Divani apresenta a coleção 2022 com peças que contribuem para criar um espaço harmonioso e contemplativo onde o importante é redescobrir o significado do convívio e ao mesmo tempo de refúgio. Piero Lissioni, diretor criativo da marca, assina a coleção de 4 poltronas Clan: alta e baixa, com suas linhas curvas, e a pequena e grande com suas formas quadradas, e tecido bouclé feito a partir de garrafas PET descartadas.
"Uma escolha variada. De acordo com o gosto do cliente. Ou seja, cada uma com sua própria personalidade", brinca Piero Lissoni para HAUS.
O espanhol David Lopez Quincoces assina a mesa Graft, disponível em formato retangular e quadrado, em madeira rovere escura e natural, enquanto o suíço Shibuleru propõe a cadeira Ticino, uma peça compacta, que pode ser empilhada, em madeira frassino escura e clara, revestida em corda de celulose, couro ou tecido.
Cassina - Via Durini, 16
A rainha do design Patricia Urquiola mais uma vez surpreende o público com a sua genialidade. A diretora criativa da Cassina propõe muitos lançamento e também reedições de peças clássicas e inesquecíveis, como a La Leggera, de Giò Ponti.
Além dos móveis históricos, a designer espanhola apresenta a sua ModularImagination, uma série de cubos modulares com estrutura interna em madeira e revestimento em biopoliuretano que pode ser usada como pufes, mesas e até banquinhos. Uma coleção batizada com o nome do artista, designer e diretor criativo da Louis Vuitton, Virgil Abloh, que morreu em 2021.
Debuto na Cassina do arquiteto Antonio Citterio, que assina o sofá Esosoft com linhas curvas bem ao estilo vintage de 1960, estrutura em alumínio, poliuretano biológico e revestimento em tecido de garrafas pet recicladas.
B&B Italia - Via Durini, 14
Um ícone do design italiano há 50 anos. A poltrona Le Bambole (Bonecas, em português) de Mario Bellini, desenhada em 1972, ganha nova versão. E desta vez super sustentável. Presença constante no catálogo da B&B Italia, Le Bambole também evolui e se torna ainda mais contemporânea.
A versão renovada recupera um visual e um toque semelhante ao original, optando por formas generosas e acolhedoras, e ao mesmo tempo, tornando-se um exemplo de sustentabilidade. A utilização de materiais de última geração e técnicas construtivas atuais, aliás, são elementos fundamentais do projeto, que o tornam completamente desmontável e, portanto, 80% reciclável. Vale lembrar que as primeiras Le Bambole utilizavam somente 17% de material que poderia ser reciclado.
Porro - Via Durini, 15
Móveis e divisórias que expressam plenamente o estilo Porro: transparência, flexibilidade, leveza e pensamento sustentável. A casa da marca italiana, que tem como mente criativa Piero Lissoni, desde 1989, se revela na luz e transparência em que os armários Storage definem a arquitetura em combinação com as esplêndidas portas de correr/divisórias Glide, expressão de máxima customização que equilibra texturas, materiais e formas.
Uma das grandes novidades é a mesa Materica que, pela primeira vez, é produzida com um tampo em forma oval em madeira frassino natural escovada. Destaque para a porta/divisória Samurai, em vidro e madeira Shou Sugi Ban (madeira tratada e carbonizada com técnicas orientais), uma das peças preferidas da CEO da empresa e presidente do Salão do Móvel, Maria Porro.
Natuzzi - Via Durini, 24
Natuzzi Italia, conhecida por sua identidade profundamente mediterrânea, apresenta a nova coleção "The Circle of Harmony – Second Life", com peças assinadas pelo designer italiano Marcantonio e pelo estúdio holandês Marcel Wanders. O showroom de via Durini foi totalmente repaginado pelo designer Fabio Novembre, que celebra a cultura e o ambiente da Puglia.
Destaque para o pufe Terra, de Marcantonio, realizado com materiais totalmente sustentáveis, seja o tecido ou a estrutura interna em pet reciclável. Já Marcel Wanders apresenta o sofá Adam, realizado com poliuretano biocompatível e revestimento em tecidos 100% vegetal e couro vegano. Em Curitiba, a venda dos estofados Natuzzi são exclusividade da Ton Sur Ton.
Instalação Germogli - Palazzo Durini Caproni di Taliedo Courtyard
Para celebrar o conceito "The Circle of Harmony – Second Life", a Natuzzi encarregou o artista e designer Marcantonio para projetar uma instalação pitoresca no pátio do Palazzo Durini, ao lado do showroom da marca. A ideia de renascimento é o tema central, enfatizando o vínculo que nos liga à natureza e ao meio ambiente.
O artista concebeu uma superfície dourada refletiva, onde gigantescos brotos (quase 4 metros de altura) refletem a luz do sol. A instalação batizada de Germogli representa uma homenagem à união entre o homem e a natureza e, ao mesmo tempo, colocam os holofotes em um problema urgente enfrentado pelos olivais na Puglia que exige uma ação incisiva: a Xylella. Esta bactéria pestilenta causa problemas substanciais nos olivais e corre o risco de comprometer as colheitas em toda a Europa. A instalação fica aberta para visitação de 8 a 9 de junho, das 10h às 22h.
Brera, sempre Brera
A brasileira Thayse Viégas, buyer e designer de interiores, e a italiana Nazarena Manenti, arquiteta, abrem as portas da residência-galeria Casa Canvas para apresentar o projeto Circular Gallery, da plataforma online de venda de design Deesup. Localizada no coração de Brera, o conhecido bairro do design da cidade, a casa-galleria se encontra no número 42 da Via Solferino, em um edifício residencial do século XVII.
A dupla de empresárias deu vida à elegantes ambientes que misturam estilos, seguindo um percurso circular com foco na memória do mobiliário e no valor que os mesmos assumem com o passar dos anos. Neste ciclo, a continuidade torna-se um "aglutinador" que conecta a memória do passado ao design contemporâneo com um olhar para o futuro.
"A Casa Canvas é uma galeria de arte e design e assim, para esse projeto, optamos por peças da plataforma Deesup que combinam com o conceito da casa e das peças que se encontram em nosso espaço", explica Thayse, que, inicialmente com Nazarena, fez uma ampla seleção de peças do modernismo italiano e internacional, de materiais refinados e de objetos de artesanato. O intuito final, foi justamente retratar de diversas maneiras o tema do design circular e da sustentabilidade. "Incluímos também objetos icônicos, como a luminária Atollo, de Vico Magistretti, que fazem parte do 'core business' da Deesup e têm grande importância na história do design Made in Italy". A Casa Canvas fica na Via Solferino, 42, e está aberta ao público de 7 a 12 de junho, das 10h às 20h.
Instalação ConectART- GuardRail
Alê Jordão traz à Milão a sua “ConectART - Guard Rail”, uma instalação urbana, no coração de Brera, bem na esquina entre o Corso Garibaldi e a movimentada Via della Moscova. O artista plástico paulistano retorna à metrópole italiana, desta vez com seu mobiliário urbano sustentável criado através da adaptação de muretas de proteção (guard-rail) descartadas. "Eu resgatei esse material deixado nas ruas da cidade pela administração pública. Tive a ideia de aproveitar as suas próprias formas e criar bancos e cadeiras para áreas externas, como jardins, praças e parques. Mas nada impede que faça parte da decoração do espaço interno", explica o artista. A intervenção urbana ainda prevê totens para carregamento de celular que remetem ao ambiente externo e à natureza e que lembram as tradicionais casas de passarinhos. Um verdadeiro convite para pausa e para se conectar com a arte, a natureza e o "ambiente online". Ela fica aberta para visitação 24 horas.
Bisazza - Via Solferino, 22
Conhecida mundialmente por seus revestimentos de pastilhas de vidro de luxo, a Bisazza lança duas coleções de revestimento, desta vez, em mármore. A Collezione Studio KO, assinada por Karl Fournier e Olivier Marty, fundadores do escritório francês Studio KO, e uma nova série de mosaicos em mármore inspirada no estilo milanês do início do século XX.
Exposição“Seeing With the Heart” - Via Solferino, 11
A família Eames, leia-se Charles e Ray Eames, apresenta, pela primeira vez, “Seeing With the Heart”, uma exposição dedicada às obras de Lucia Eames, filha de Charles. A mostra abrange desenhos, croquis, fotografias e peças de design da artista. A curadoria é da filha de Lucia Eames, Carla Hartman.
Cappellini @IBM Studios Milano - Piazza Gae Aulenti
Na Piazza Gae Aulenti, o centro moderno de Milão, a Cappellini organiza duas mostras no Pavilhão IBM. "Looking to the future" apresenta a visão dos novos produtos da marca através do olhar de nomes como Patricia Urquiola e Jasper Morrison, e alguns jovens talentos. Já "The Slowdown Refuge" questiona sobre como o tema da moradia em um ambiente onde design e tecnologia se fundem. Destaque para as mesas Miya, em 2 tamanhos, nas cores azul cobalto e verde, realizada em vidro soprado, de Elena Samitraro, que realiza o primeiro projeto de uma peça de design para a Cappellini. A designer se inspirou nas armaduras usadas pelos Samurais no Japão.
Moooi - Salone dei Tessuti - Via San Gregorio, 29
Este ano a Moooi apresenta uma exposição multissensorial que combina o melhor do design, lifestyle e tecnologia com a colaboração de vários designers e artistas como Andrés Reisinger, Cristina Celestino, Front, IDEO e Ada Sokol).