MDW2022

Feira de Milão 2022

Brasileiros conquistam público e crítica nas mostras de design de Milão

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
11/06/2022 14:25
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Sier apresenta no Brazilian Furniture a Coleção Carminha, que acentua a elegância e a brasilidade da marca mineira com o design assinado por Henrique Steyer | Divulgação

Nas ruas, no metrô, nas instalações do FuoriSalone e nos pavilhões da Rho Fiera. Os brasileiros dominaram Milão durante a Semana de Design, e não somente como visitantes. São dezenas os profissionais e marcas que participam da maior celebração do design mundial apresentando seus trabalhos e conquistando espaços importantes e tradicionais dentro da programação do evento, além do reconhecimento de público e crítica.
Um exemplo é a Ornare, indústria brasileira de mobiliário planejado com lojas por todo o Brasil, incluindo Curitiba. Nesta edição do Salone del Mobile a empresa faz sua estreia na EuroCucina e é a única brasileira dentro da mostra destinada ao setor de cozinhas. Na feira, ela apresenta a coleção Square Round, que mistura formas geométricas com traços racionais e minimalistas, assinada por Ricardo Bello Dias, diretor de arte da marca.
Espaço da Ornare na Eurocucina 2022
Espaço da Ornare na Eurocucina 2022
No Salone Satellite, realizado no pavilhões 1 e 3, com idealização e curadoria de Marva Griffin, são apresentados os trabalhos vencedores e uma das menções honrosas da 1ª edição do Prêmio Adriana Adam de Design. A premiação foi idealizada pelo mestre do design italiano Gaetano Pesce, com curadoria do arquiteto e crítico de design Marcelo Lima.
Vencedores do primeiro Prêmio Adriana Adam de Design
Vencedores do primeiro Prêmio Adriana Adam de Design
E também no Salone, outro chamariz de atenção é o espaço da A Lot of Brasil, marca brasileiríssima e de experimentação industrial do designer Pedro Franco, que há 20 anos expõe em Milão, sendo 10 com a sua marca.
Este ano o brasileiro traz lançamentos abraçados pelo tema da imperfeição e do Kintsugi, uma técnica japonesa que restaura cerâmicas quebradas a partir de ligas metálicas de ouro e de prata, sem pretensão de retornar à forma original da peça, mas formando uma nova alma projetual.
Tapete Kintsugi, com formas orgânicas distintas e em diversas alturas. Em sua composição há mais de 12 tipos de fios brancos de polipropileno e a base dourada plana remete aos fios de ouro da técnica japonesa do Kintsugi, de religar cerâmicas quebradas por meio de uma liga metálica
Tapete Kintsugi, com formas orgânicas distintas e em diversas alturas. Em sua composição há mais de 12 tipos de fios brancos de polipropileno e a base dourada plana remete aos fios de ouro da técnica japonesa do Kintsugi, de religar cerâmicas quebradas por meio de uma liga metálica
A coleção Perfeita Imperfeição de Pedro Franco traz collabs com Cerâmica Portinari, Tapetes São Carlos, Arauco e Granos Granitos.
Mas é a Apex (Agência Nacional de Fomento à Exportação) quem trouxe a maior delegação de brasileiros para Milão. Com duas mostras na Semana de Design, são mais de 50 as marcas brasileiras que expõe na capital do design.
No FuoriSalone, a mostra "Poesia do Cotidiano" divide lugar e atenção com os projetos e instalações que fazem da Interni, na Università degli Studi di Milano, uma das exposições mais comentadas da Semana de Design.
Entre os 52 trabalhos selecionados pela curadoria do crítico especializado Bruno Simões, estão os bancos Simples, por Leandro Garcia, a poltrona Cacau, por Renata Banqueri, e os tapetes de Di Cavalcanti para a by Kamy.
Já na Rho Fiera, o Brazilian Furniture, iniciativa desenvolvida juntamente com a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), ocupa os pavilhões 9, 10 e 18. A mesa Suma, pela Uultis, a coleção Mood, por Bruno Faucz para a Tramontina, e a linha Smooth, por Matteo Cibic para a St James, estão entre as apresentadas.
Por fim, a mostra “Design Transforma Milão”, que estreia na programação oficial do FuoriSalone, com curadoria do escritório Moreira do Valle, exibe projetos de 21 indústrias e 12 designers brasileiros que atuaram de forma conjunta para o desenvolvimento de produtos e coleções assinadas durante o período da pandemia. A Modalle, a Butzke e o Estudiobola estão entre eles.
Todas as mostras seguem em cartaz até o próximo domingo (12), dentro das programações oficiais do Salone del Mobile e do FuorisSalone.