50 anos

Feira de Milão 2021

Sucesso de vendas da Flos e ícone do design italiano, luminária Parentesi ganha duas novas cores

Luan Galani e Fernanda Massarotto, especial para HAUS
04/09/2021 20:27
Thumbnail

Parentesi faz 50 anos como um case de sucesso da Flos pelo mundo. Agora a peça ganha duas novas cores: turquesa e laranja.

Para celebrar 50 anos do aniversário de criação da best seller Parentesi, a Flos apresenta uma reinterpretação da icônica luminária em duas novas cores para celebrar seus autores: Achille Castiglioni e Pio Manzú. É o turquesa e o laranja. HAUS esteve presente no lançamento oficial neste sábado (4), em Milão.
Claro que escolher trabalhar com essas cores é uma decisão bastante contemporânea, em consonância com a paixão mundial por interiores cromáticos e vintage. Mas para o curador de design da marca, Calvi Brambilla, não foi moda ou tendência que baseou essa opção, e sim o amor de seus criadores pela luminária.
Giovanna Castiglioni, filha de Achille Castiglioni, recebeu a HAUS neste sábado (4) em Milão, na Flos.
Giovanna Castiglioni, filha de Achille Castiglioni, recebeu a HAUS neste sábado (4) em Milão, na Flos.
Estudando os primeiros rascunhos feitos pelos designers em 1971, a marca descobriu que a base sempre foi pensada para receber algum tipo de pintura, mas que na época não foi feito pela dificuldade técnica de colorir borracha, um dos materiais utilizados na peça. Agora, a decisão de substituir a borracha por silicone e de voltar ao intuito de ser colorida foi natural.
Reedição da Parentesi traz duas cores novas e complementares.
Reedição da Parentesi traz duas cores novas e complementares.
Então, o turquesa e o laranja foram definidos depois de um estudo extenso sobre o trabalho dos dois mestres do design e em conversa com Giovanna Castiglioni, filha de Achille Castiglioni, e Giacomo Manzoni, filho de Pio Manzú.
O turquesa era uma das cores favoritas de Achille. "Ele tinha visto a cor em uma caixa de clipes de papel que ele mantinha na escrivaninha", relembra Giovanna. "Ele gostava tanto que usou essa cor para decorar todas as portas do nosso apartamento no começo da década de 1970." Já o laranja era a flor dos olhos de Manzú, que utilizava a tonalidade em todos os protótipos de seus carros. E, para ajudar, as duas cores são complementares.
Turquesa era a cor favorita de Castiglioni. E laranja era a favorita de Manzú.
Turquesa era a cor favorita de Castiglioni. E laranja era a favorita de Manzú.
O design da embalagem a luminária também se diferencia de suas rivais. É um case nu, feito a partir de um molde com a mesma tecnologia utilizada para o Fiat 127 da época, para destacar a individualidade de cada elemento, como se fossem peças de arte. Essa embalagem foi abandonada depois de uns anos, mas agora a Flos decidiu voltar à proposta original.
Não só porque as tecnologias tornam a solução mais barata, mas porque também dialoga com a filosofia proposta inicialmente por Castiglioni e Manzú, como explica a marca por meio de seu departamento de imprensa.
Nova embalagem homenageia a ideia inicial proposta pelos criadores da luminária em 1971.
Nova embalagem homenageia a ideia inicial proposta pelos criadores da luminária em 1971.