Semana de Design de Milão
Feira de Milão 2021
Design brasileiro é reconhecido e ganha espaço em Milão 2021
Poltrona Gilda do Estudiobola, um dos estúdios brasileiros de design mais reconhecidos. | Divulgação
Pode-se afirmar que os Irmãos Campana foram os precursores a levar o nome do Brasil para os quatro cantos do globo, mas também é preciso reconhecer que depois deles o trabalho realizado pelos designers brasileiros tem ganhado cada vez mais espaço e relevância no cenário internacional.
Seja pelas formas, pelos materiais ou pela originalidade, a quantidade de prêmios e honrarias que nossos profissionais recebem todos os anos estão aí para provar que as peças com DNA nacional não devem em nada para as produzidas em solos tradicionais do setor, em especial o europeu.
E é no milanês, um dos mais respeitados e reconhecidos deles, que os brasileiros estão brilhando durante essa semana de setembro. Desde o último sábado (4) e domingo (5), quando tiveram início o Fuorisalone e o Super Salone, as peças assinadas pelos "brasucas" dividem os corredores e a atenção de quem visita os pavilhões e mostras da Semana de Design.
E HAUS, é claro, acompanha esse movimento de celebração do design nacional. Confira 13 dos principais nomes nacionais que estão expondo em Milão, boa parte deles integrantes do projeto Brazilian Furniture, iniciativa da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).
by Kamy
Uma das principais grifes de tapetes do Brasil, a by Kamy leva para o Super Salone o by Kamy Arte, conceito da marca que reúne peças de tiragem limitada produzidas por antigas manufaturas. Destaque para o tapete Fauna Mix Serpente e arazzo Fauna Mix Marítimo assinados pela artista multimídia brasileira Regina Silveira e confeccionados à mão em lã.
Cristais São Marcos
As peças com aplicação de ouro italiano 24k, que unem estética elegante, delicadeza e consistência no trabalho manual, são o destaque da empresa mineira, que expõe no pavilhão 3 da Rho Fiera.
estudiobola
O grande lançamento apresentado pelos arquitetos Flavio Borsato e Mauricio Lamosa é a poltrona Gilda. Com desenho fluido e orgânico, que remete a um visual contemporâneo sem desrespeitar as formas clássicas, a peça tem a madeira como matéria-prima.
Ornare
Para marcar sua segunda participação na Semana de Design de Milão, a Ornare aposta em peças 100% customizáveis e autorais, com as da coleção Little Luxury Ornare, assinadas por Ricardo Bello Dias.
A lot of Brasil
Em sua 20ª participação consecutiva na Semana de Design de Milão, o designer Pedro Franco, à frente da A Lot of Brasil, apresenta a coleção Rendas. Inspirada no trabalho artesanal que marca a história de boa parte das famílias brasileiras, ela traz cadeiras, mesas, tapetes, poltronas e armários que eternizam rendas tecidas à mão ou reproduzem seus padrões em MDF. A coleção foi apresentada em primeira mão por HAUS ainda em 2020.
Tidelli
Especialista em mobiliário outdoor living, a Tidelli estreia na Semana de Design com a Latina, que faz referência às raízes culturais do povo latino-americano, sua energia e paixão.
Leandro Garcia
Ao abandonar as linhas retas, o Espelho Aro se apresenta sobre formas circulares na espessa moldura de madeira maciça e nas peças metálicas, que podem ser utilizadas como penduradores, além de conectores. Afinal, são elas as responsáveis por unir o conjunto em diversas composições a partir das peças com cinco tamanhos distintos. O design é assinado pelo arquiteto Leandro Garcia.
Lovato Móveis
Empresa de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, a Lovato vai à Milão pela segunda vez com peças assinadas pelos designers Guto Biazzetto e Guto Índio da Costa.
Fitto Design
A curitibana Fitto Design levou para Milão o lúdico do universo infantil com a Cadeirinha Popóta. Inspirada no hipopótamo, a peça é leve, pequena, delicada e formada por seis peças encaixáveis de compensado multilaminado mesclando Pinus e Paricá.
Etel
Com uma exposição que celebra nomes consagrados do mobiliário e da arquitetura brasileiros, como Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin e Zanine Caldas, a Etel também dialoga com o design contemporâneo da italiana Patricia Urquiola. É ela quem assina a mesa de centro Raízes, produzida com madeira brasileira e tampo feito de lã da indústria da moda aglutinado a pó de mármore.
Sier Móveis
A poltrona Carol marca o debut da Sier Móveis na Semana de Design de Milão. Com estrutura em madeira brasileira e formas orgânicas nos braços e encosto, a peça é arrematada com toques de elegância e sofisticação no assento em couro.
Decormade
Com o assento e encosto em palha e livre de ornamentos supérfluos, a cadeira Medalhinha demonstra leveza e delicadeza. O design atemporal é outra característica da peça, assinada por Lucas Bond para Decormade.
Florense
Também estreando no evento máximo do design mundial, a Florense apresenta a mesa lateral Beijo. Assinada pela Lattoog Design para a coleção AWA, a peça é inspirada na poética de dois corpos que se tocam suavemente e conta com dois tamanhos e quatro opções de acabamento.