Toiletpaper Home

Feira de Milão 2021

Uma casa muito colorida é a grande atração do FuoriSalone 2021

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
09/09/2021 15:15
Thumbnail

Maurizio Cattelan, Pierpaolo Ferrari e Stefano Seletti na casa da ToiletPaper, a casa mais publicada no Instagram durante a Semana de Design de Milão 2021 | Alberto Zanetti

Eles não são arquitetos. Nem designers. Mas possuem alma de artistas. Maurizio Cattelan, Pierpaolo Ferrari e Stefano Seletti são mais que artista plástico, fotógrafo e diretor criativo. São talentosos e, sobretudo, divertidos. Em um FuoriSalone compacto -- mas cheio de energia -- esse trio demonstra que o design italiano está mais forte do que nunca. "Quando foi anunciado que teríamos um evento em setembro, por um momento titubeamos. Mas depois, por respeito ao setor, embarcamos nessa aventura. E valeu a pena", nos conta Stefano Seletti, diretor criativo da marca italiana de móveis e objetos de decoração que leva o seu sobrenome. Ele nos recebeu na sede de Toiletpaper, revista somente de imagens criada por Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari.
Pela primeira vez, o headquarter Toiletpaper é aberto ao público. Quem passa pelas ruas do bairro de Città Studi, a 15 minutos do centro de Milão, já se surpreende com a fachada colorida e irreverente do escritório de Ferrari e Cattelan. Filas todos os dias. Quem adentra nessa casa -- com sala, cozinha, banheiro, quarto e um belo jardim -- tem a impressão de estar em um mundo paralelo, um cenário de "Alice no País das Maravilhas".
Aparador Sea Girl, em madeira, novidade da coleção Toiletpaper Home
Aparador Sea Girl, em madeira, novidade da coleção Toiletpaper Home
Esse planeta encantado nasceu quase por acaso em um encontro entre Seletti, Cattelan e Ferrari. "Entre um papo e outro, decidimos que poderíamos usar nossas imagens nos produtos da Seletti", conta o fotógrafo Pierpaolo Ferrari que em 2014 viu nascer justamente a primeira coleção de objetos de decoração e design Toiletpaper by Seletti. Copos, canecas e pratos de Ágata, luminárias esdrúxulas etc. Produtos que foram parar em lojas-conceito como a 10 Corso Como, em Milão, a galeria Rossana Orlandi e até no Museu MoMa, de Nova York.
De peças de design à moveis. A transição ganhou força no último ano. "Durante a pandemia, houve uma valorização do lar. Nossa coleção Toiletpaper Home, que faz seu debuto nesse FuoriSalone, nasce até mesmo para reafirmar que nada melhor que um pouco de cor e ironia. Quem não quer entrar em casa e se deparar com um sofá bonito? ", diz o diretor criativo da Seletti. As criações do trio seguem um estilo vintage, anos 1950, realizadas artesanalmente na Itália em madeira e detalhes em latão. Há de tudo: gaveteiros, aparadores, armários, biombos, mesas e até espelhos que trazem nas estampadas as divertidas imagens produzidas pelos criativos Toiletpaper, como serpentes multicoloridas, bocas e o já famoso Lipstick, o batom vermelho.
Ilustração da fachada do QG da Toiletpaper no bairro de Città Studi, em Milão
Ilustração da fachada do QG da Toiletpaper no bairro de Città Studi, em Milão
"Como já disse, fiquei até ressabiado quanto à realização de um Salão e FuoriSalone neste momento. Mas admito que me surpreendi. E quando decidimos participar, foi uma forma de darmos nossa contribuição", observa Stefano Seletti e Pierpaolo Ferrari, que decidiram lançar a coleção Home justamente em uma casa. "Queríamos que o público tivesse a real dimensão do que é a nossa marca em nossa casa".
O vai vem de visitantes -- com muita segurança -- têm sido constante. Um número reduzido sim. "Mas de grande qualidade" , brinca Seletti que confessa ter gostado desse novo formato da feira e do FuoriSalone em setembro. Para ele, era preciso mostrar ao mundo que o design e o "Made in Italy" estavam "vivos".
Detalhe interno da casa que é o QG da Toiletpaper em Milão
Detalhe interno da casa que é o QG da Toiletpaper em Milão
E a solução encontrada foi acertada. "Depois do que vivemos, acho que esse novo conceito do Salão pode determinar o futuro do evento. Eu gostei e muito", observa o diretor criativo da Seletti. "O que mais me agrada desta Semana do Design de Milão é o fato de ver as pessoas circulando pela cidade. Estamos nos relacionando novamente. Olhando um nos olhos dos outros".
Na reta final da Semana de Design de Milão, o trio Toiletpaper não perde tempo e já se prepara para 2022 com presença confirmada para a próxima edição, em abril. "Teremos muitas novidades Toiletpaper com o nosso estilo 'radical pop' como ama definir Maurizio Cattelan", lembra Pierpaolo Ferari.
Ambientes decorados da casa-escritório milanês da Toiletpaper com seu estilo que vai da irreverência ao surrealismo
Ambientes decorados da casa-escritório milanês da Toiletpaper com seu estilo que vai da irreverência ao surrealismo
Já Stefano Seletti sonha em realizar novamente a sua tão famosa e genial Design Pride, que desde 2016, durante a Semana do Salão do Móvel, leva para as ruas do centro da cidade o conceito do design democrático com muita música e projetos propostos por estudantes.
Biombo, da coleção Toiletpaper Home, com a ilustração icônica Lipsticks, criada em 2019
Biombo, da coleção Toiletpaper Home, com a ilustração icônica Lipsticks, criada em 2019