Toiletpaper Home
Feira de Milão 2021
Uma casa muito colorida é a grande atração do FuoriSalone 2021
Maurizio Cattelan, Pierpaolo Ferrari e Stefano Seletti na casa da ToiletPaper, a casa mais publicada no Instagram durante a Semana de Design de Milão 2021 | Alberto Zanetti
Eles não são arquitetos. Nem designers. Mas possuem alma de artistas. Maurizio Cattelan, Pierpaolo Ferrari e Stefano Seletti são mais que artista plástico, fotógrafo e diretor criativo. São talentosos e, sobretudo, divertidos. Em um FuoriSalone compacto -- mas cheio de energia -- esse trio demonstra que o design italiano está mais forte do que nunca. "Quando foi anunciado que teríamos um evento em setembro, por um momento titubeamos. Mas depois, por respeito ao setor, embarcamos nessa aventura. E valeu a pena", nos conta Stefano Seletti, diretor criativo da marca italiana de móveis e objetos de decoração que leva o seu sobrenome. Ele nos recebeu na sede de Toiletpaper, revista somente de imagens criada por Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari.
Pela primeira vez, o headquarter Toiletpaper é aberto ao público. Quem passa pelas ruas do bairro de Città Studi, a 15 minutos do centro de Milão, já se surpreende com a fachada colorida e irreverente do escritório de Ferrari e Cattelan. Filas todos os dias. Quem adentra nessa casa -- com sala, cozinha, banheiro, quarto e um belo jardim -- tem a impressão de estar em um mundo paralelo, um cenário de "Alice no País das Maravilhas".
Esse planeta encantado nasceu quase por acaso em um encontro entre Seletti, Cattelan e Ferrari. "Entre um papo e outro, decidimos que poderíamos usar nossas imagens nos produtos da Seletti", conta o fotógrafo Pierpaolo Ferrari que em 2014 viu nascer justamente a primeira coleção de objetos de decoração e design Toiletpaper by Seletti. Copos, canecas e pratos de Ágata, luminárias esdrúxulas etc. Produtos que foram parar em lojas-conceito como a 10 Corso Como, em Milão, a galeria Rossana Orlandi e até no Museu MoMa, de Nova York.
De peças de design à moveis. A transição ganhou força no último ano. "Durante a pandemia, houve uma valorização do lar. Nossa coleção Toiletpaper Home, que faz seu debuto nesse FuoriSalone, nasce até mesmo para reafirmar que nada melhor que um pouco de cor e ironia. Quem não quer entrar em casa e se deparar com um sofá bonito? ", diz o diretor criativo da Seletti. As criações do trio seguem um estilo vintage, anos 1950, realizadas artesanalmente na Itália em madeira e detalhes em latão. Há de tudo: gaveteiros, aparadores, armários, biombos, mesas e até espelhos que trazem nas estampadas as divertidas imagens produzidas pelos criativos Toiletpaper, como serpentes multicoloridas, bocas e o já famoso Lipstick, o batom vermelho.
"Como já disse, fiquei até ressabiado quanto à realização de um Salão e FuoriSalone neste momento. Mas admito que me surpreendi. E quando decidimos participar, foi uma forma de darmos nossa contribuição", observa Stefano Seletti e Pierpaolo Ferrari, que decidiram lançar a coleção Home justamente em uma casa. "Queríamos que o público tivesse a real dimensão do que é a nossa marca em nossa casa".
O vai vem de visitantes -- com muita segurança -- têm sido constante. Um número reduzido sim. "Mas de grande qualidade" , brinca Seletti que confessa ter gostado desse novo formato da feira e do FuoriSalone em setembro. Para ele, era preciso mostrar ao mundo que o design e o "Made in Italy" estavam "vivos".
E a solução encontrada foi acertada. "Depois do que vivemos, acho que esse novo conceito do Salão pode determinar o futuro do evento. Eu gostei e muito", observa o diretor criativo da Seletti. "O que mais me agrada desta Semana do Design de Milão é o fato de ver as pessoas circulando pela cidade. Estamos nos relacionando novamente. Olhando um nos olhos dos outros".
Na reta final da Semana de Design de Milão, o trio Toiletpaper não perde tempo e já se prepara para 2022 com presença confirmada para a próxima edição, em abril. "Teremos muitas novidades Toiletpaper com o nosso estilo 'radical pop' como ama definir Maurizio Cattelan", lembra Pierpaolo Ferari.
Já Stefano Seletti sonha em realizar novamente a sua tão famosa e genial Design Pride, que desde 2016, durante a Semana do Salão do Móvel, leva para as ruas do centro da cidade o conceito do design democrático com muita música e projetos propostos por estudantes.