Programação

Feira de Milão 2020

Boas doses de design: o que esperar do Fuorisalone em sua histórica edição digital?

HAUS
12/06/2020 23:27
Thumbnail

Foto: Reprodução/ Fuorisalone

Pela primeira vez, a agitação costumeira da Semana de Design de Milão vai dar lugar a um evento mais intimista, direto nas telas dos participantes, em uma versão digital entre os dias 15 e 21 de junho. Não será o evento completo, claro, mas será uma oportunidade para quem ama design.
O Fuorisalone, mostra que integra a programação do evento, costuma atrair cerca de 400 mil visitantes presenciais nos diversos distritos de design espalhados pela cidade italiana. Online, vai contar com uma programação intensa com dezenas de palestras, mesas redondas, lançamentos de produtos por marcas, designers e arquitetos do mundo todo, além de apresentação de documentários.
Com patrocínio da Inove Design e da Interprint, HAUS será o único veículo de língua portuguesa a assinar a cobertura do evento. Ao longo da próxima semana, acompanharemos os destaques do evento, que se dividirá em quatro canais: Fuorisalone TV, Meets, além das versões China e Japão.

Fuorisalone.TV: Maratonando design

Sete dias de streaming ininterrupto nos horários em que haveria feira. A maior parte dos conteúdos terá entre 30 minutos e uma hora, com a programação abrindo sempre às 10h e o evento de encerramento do dia começando às 21h40 (respectivamente, 5h e 16h40, no horário de Brasília).
O Fuorisalone TV promete manter o público ocupado com um extenso catálogo de conteúdo em vídeo, organizado em séries e com caminhos de visualização guiado, disponíveis no modo on demand neste link.
Foto: Reprodução/ Fuorisalone
Foto: Reprodução/ Fuorisalone
Na plataforma, será possível buscar entre os conteúdos já disponíveis, filtrando por vídeo ou webinar, navegando por entre as categorias que vão de arquitetura e design até cozinha, moda, arte, festa, entre outros.
Já na segunda-feira, serão lançados conteúdos voltados aos desafios do momento atual do design no mundo. Às 11 horas, Federico Fubini, Bill Emmott e Diego Piacentini conversam em Feito na Itália e globalização após a pandemia.
Além de apresentações de Aldo Cibic e Stefano Mirti, a programação do dia fecha com o documentário The New Bauhaus. Na terça-feira (16), os destaques da programação vão para o arquiteto e desiger, Ferruccio Laviani, diretor de arte da Kartell, que fala sobre conectividade com a casa, e para uma conversa entre Tommaso Nervegna e Laura Trivilino, da PwC Itália.
Séries, entrevistas e documentários estão entre os tipos de conteúdo a serem disponibilizados ao longo da semana. Foto: Reprodução/ Fuorisalone
Séries, entrevistas e documentários estão entre os tipos de conteúdo a serem disponibilizados ao longo da semana. Foto: Reprodução/ Fuorisalone
Inovação é o assunto do terceiro dia de Fuorisalone Digital, com bate-papos e documentários voltados a conectividade com nomes como Thomas Prehn, enquanto a quinta-feira, dia 18, os tópicos serão futuro e sustentabilidade, além de um documentários sobre a obra do crítico, artista e filósofo italiano Gillo Dorfles, falecido em 2018.
Roberto Palomba: Design In&out, Design is a verb e MILESI Healthy Wood estão entre os destaques da programação de sexta-feira, quando a programação começa a caminhar para seu encerramento.
Design, arte, decoração, mobilidade, conectividade. O Fuorisalone Digital terá muitas palavras-chave. Foto: Reprodução/ Fuorisalone
Design, arte, decoração, mobilidade, conectividade. O Fuorisalone Digital terá muitas palavras-chave. Foto: Reprodução/ Fuorisalone
No final de semana, Fabio Novembre em um retorno às origens é o highlight de sábado, enquanto o documentário que fecha o Fuorisalone digital, no domingo (21), é o This is Plastic. Todos os dias, às 10h, a plataforma vai apresentar também um novo episódio da série IED Stories, conteúdo do Istituto Europeo di Design.
Acompanhe a cobertura do evento aqui na HAUS, e também nas redes sociais, no Instagram e no Facebook.