Feira de Milão

Feira de Milão 2020

FuoriSalone 2020 se une à Semana de Moda de Milão e promete evento inesquecível

Fernanda Massarotto, especial para a HAUS
03/03/2020 16:51
Thumbnail

Foto: FuoriSalone/Divulgação

"Inesquecível" diz Paolo Casati, um dos fundadores e idealizadores do Brera Design District, um dos principais eventos do FuoriSalone, manifestação paralela ao Salão Internacional do Móvel, em Milão. O adjetivo "otimista" exprime a reação de quem acredita que, mesmo em junho, de 16 a 21, o Salão do Móvel e o FuoriSalone ficarão na história até dos mais céticos.
A evolução da epidemia do coronavírus pode ter assolado o mundo, mas não tirou o ânimo dos milaneses e muito menos de quem vive do design. Prova disso, é a imediata resposta das autoridades e organizadores que não se abateram frente ao risco de perder 120 milhões de euros.
Foram necessárias 24 horas para que, na terça-feira, dia 25 de fevereiro, a organização do Salão e o conselho de administração das indústrias do setor - Federlegno Arredo Eventi - tomassem uma decisão ousada e singular. "A nova data recaiu sobre o mês de junho. Sabemos que, nesse período, temos a Semana da Moda Masculina, de 20 a 24, mas Milão é a capital italiana do design e da moda; e essa é uma ocasião única para criar novas formas de colaboração e sinergia", observa Claudio Luti, presidente do Salão do Móvel que ano após ano conta com a presença de mais de 2,2 mil expositores espalhados pelos 210 mil metros quadrados de superfície dos pavilhões da Feira de Rho. "Tenho absoluta convicção que a edição de junho irá reforçar ainda mais o papel de Milão como epicentro do design e da inovação."
Exposição da Louis Vuitton no FuoriSalone 2019. Foto: FuoriSalone/Divulgação
Exposição da Louis Vuitton no FuoriSalone 2019. Foto: FuoriSalone/Divulgação
E dessa forma, a locomotiva italiana, como é conhecida a cidade de Milão, mais uma vez mostra sua força. E resiliência é compartilhada também por quem está do outro lado. Nas ruas da metrópole com o FuoriSalone. "Muitos se perguntaram o que iria acontecer com os eventos paralelos nos bairros e distritos do design milanês. A resposta é simples: estaremos mostrando o trabalho de nossos clientes no mesmo período", comenta Paolo Casati, do Brera District Design que, desde 2010, reúne cerca de 495 expositores em mais de 200 eventos. "Mais de 90% das marcas que estão espalhadas pelo bairro de Brera já reconfirmaram presença. E agora estamos dando a oportunidade para quem não havia conseguido um espaço. O número será reduzido mas, com certeza, será um FuoriSalone memorável."
O alarmismo também não contaminou outros históricos nomes do FuoriSalone, como Ventura Projects, que estará nos arredores da estação central com o Ventura Centrale, e no centro de exposições BASE, no badalado bairro de Tortona. Há anos no circuito do Fuori Salone, os fundadores do Lambrate Design District confirmam, pelo oitavo ano consecutivo, uma série de exposições, performances, lançamentos de produtos nacionais e internacionais, na periferia da cidade, uma conhecida ex-área industrial. A esperada mostra Interni Creative Connections, realizada pela revista INTERNI, no pátio das Università Statale de Milão será realizada, muito provavelmente, entre os dias 15 e 27 de junho, segundo um comunicado oficial.
Obra de Elena Salmistraro para Timberland. Foto: FuoriSalone/Divulgação
Obra de Elena Salmistraro para Timberland. Foto: FuoriSalone/Divulgação
Preocupados mas confiantes estão os
designers,  que sabem da importância do Salone e do FuoriSalone. É a
vitrine para jovens talentos e profissionais conceituados. O curitibano Ronald
Sasson é um habitué da Semana do Design de Milão. Há anos, ele expõe suas
criações. E este ano não será diferente. "Estarei na Galeria Paola
Colombari, na via Maroncelli, e levarei acessórios em mármore criados para a
Simple Kitchen que irá expor no bairro de Brera", esclarece o designer
brasileiro que acredita em um Salão ainda mais atraente. "É uma ocasião
única. Um evento literalmente prioritário para quem vive esse mundo do
design".
E o  Salão do Móvel, como define o próprio presidente da organização Claudio Luti, não é simplesmente uma feira mas um "compromisso" obrigatório para quem ama e trabalha no setor. "Teremos um Salão especial e brilhante como sempre", atesta ele com grande otimismo.