Feira de Milão 2020
Feira de Milão 2020: sustentabilidade e economia circular unem grandes marcas de mobiliário

Lançamento da Veneta Cucine pra a Eurocucina 2020 foi adiantado durante a press conference do Salão de Milão. Foto: divulgação
A semana mais especial para o design mundial acontecerá entre os dias 16 e 21 de junho. A data original seria entre 21 e 26 de abril, mas com a escalada dos casos de Covid-19 na Itália, a organização do evento precisou adiar o evento.
No entanto a organização do Salão Internacional do Móvel começou há alguns meses. Parte dessa preparação foi apresentada durante a press conference do iSaloni que aconteceu entre os dias 11 e 14 de fevereiro.
HAUS participou do evento que teve, além de encontros com membros da organização, breves conferências com representantes de expositores.
O discurso da sustentabilidade, com reciclagem e reaproveitamento de materiais, além do trabalho colaborativo e da economia circular, foram temas recorrentes e que certamente aparecerão com grande força na edição 2020 do Salão.
A principal provocação neste sentido veio de Patrizia Moroso, diretora criativa da Moroso. Ela fez o alerta para a quantidade de resíduo gerado em eventos como o salão e outras exposições do segmento. “É um momento crítico, de questionamento. Precisamos usar a criatividade em uma perspectiva de vida futura, criando alternativas”, enfatizou.

É exatamente nessa linha que vai a marca italiana. Patrizia anunciou a criação de dois novos materiais em parceria com a Kvadrat, empresa dinamarquesa de produtos têxteis.
O produto foi batizado de Really e para cria-lo são reciclados algodão e lã. O portfólio de materiais tem quatro cores, refletindo os principais fluxos de resíduos de fibras naturais.
O uso do novo material acontecerá no stand da Moroso no Salão de Milão 2020. Os painéis de Really têm características acústicas e serão usados na configuração do espaço sem qualquer descarte. Quem garante é a designer catalã Patricia Urquiola, responsável pelo espaço. “Não falamos apenas de reciclagem e economia de materiais, mas também de aumentar seu valor. Materiais que viverão mais de uma vida”, reflete a designer que assinará 20 pavilhões no iSaloni deste ano.
Ao final da feira o material será usado para outros eventos e showrooms da Moroso. “Obviamente é um primeiro passo, mas ficamos satisfeitos com nossa disposição em pesquisar e desenvolver alternativas. Seguiremos nessa busca”, garante Patrizia.
Eurocucina
Anos pares são dedicados a apresentar as soluções e inovações para cozinha, Naturalmente as marcas do segmento trabalham para surpreender. É o caso da B&B Italia (Design Holding), que voltou ao Salão em 2019, depois de alguns anos mantendo espaços somente no Fuori Salone. No ano passado a marca surpreendeu com um espaço interativo no S. Project, área dedicada a apresentar soluções completas em design de interiores.

Este ano, a companhia investe na apresentação das novas linhas da Arclinea, marca do grupo voltada para o mobiliário de cozinha. “Vamos desenvolver ainda mais o conceito da cozinha como espaço de convivência, apresentando móveis que proporcionem isso”, explicou o CEO da Design Holding Gabriele Del Torchio. As novas cozinhas da Arclinea são assinadas por Antonio Citterio.
Ainda focando nas soluções para cozinhas, o diretor comercial da Lago, explicou que a empresa pretende ampliar sua característica de alta customização do móvel, que hoje conta com 400 possibilidades de acabamentos. Durante a Design Week a marca promete surpreender nos diversos espaços preparados na cidade.

Na esteira da sustentabilidade, a Veneta Cucine defende uma agenda do que Denise Archiutti, diretora da marca, chama de “novo minimalismo”, que preza pela qualidade e uso racional de recursos. De acordo com ela, a fábrica trabalha para em 2020 ser livre de solventes.
Os próximos dois meses serão de expectativa para o Salão Internacional do Móvel. E aqui em HAUS você confere todo esse aquecimento.