Design escandinavo

Feira de Milão 2020

O artesanato contemporâneo dos dinamarqueses do “The Mindcraft Project” durante o Fuorisalone 2020

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
16/06/2020 15:05
Thumbnail

Os curadores da mostra e fundadores do escritório de design Wang & Söderström.

Não há Fuorisalone em Brera sem a presença dos dinamarqueses "The Mindcraft Project". E esse ano, mesmo que digitalmente, não poderia ser diferente. Dez jovens designers do país nórdico apresentam suas últimas criações: cadeiras, luminárias, cerâmicas, caixas, tapetes e muito mais.
A mostra virtual, com curadoria do escritório de design Wang & Söderström, traz através de fotos e vídeos, um pouco do talento do artesanato contemporâneo de Ane Lykke, Cathrine Raben Davidsen, FOS, Jonas Edvard, Kasper Kjeldgaard, Krøyer-Sætter-Lassen, Maria Bruun, Mathias Bengtsson, Norm Architects e Tanja Kirst.  "Nosso objetivo era justamente criar uma relação entre os objetos, colocando-os em um grupo, adicionando quadros que sugerem que as peças devam ser apresentadas juntas. Elementos visuais físicos que se  demonstram perfeitos para uma exposição digital", comenta Anny Wang, da Wang & Söderström, curadora da mostra "The Mindcraft Project".
“Kurenai Light Object”, de autoria de Anne Lykke.
“Kurenai Light Object”, de autoria de Anne Lykke.
Destaque para “Kurenai Light Object”, de autoria de Anne Lykke, é mais que uma luminária. É um quadro iluminado, um elemento decorativo em madeira natural (cipreste) tratado com laca nas cores vermelho e branco com listras luminosas em LED.
A madeira também é a matéria-prima principal no trabalho de Maria Bruun, com os seus “Dependables”, com suas caixas em vários tamanhos em rovere com detalhes decorativos.
"Dependables" por  Maria Bruun.
"Dependables" por Maria Bruun.
Natural e confortável, a poltrona "MYX chair" de Jonas Edvard, uma mistura de fungos e fibra de cannabis, é leve - de 4 a 5 kg - e sustentável.
"MYX chair" de Jonas Edvard.
"MYX chair" de Jonas Edvard.