Expo Revestir e Haus Decor Show

Expo Revestir 2023

Lançamentos de 2023 miram personalização com sustentabilidade e aconchego

Sharon Abdalla e Cristina Seciuk
31/03/2023 10:32
Thumbnail
Mais do que acabamentos, formas de trazer personalidade e oferecer soluções aos ambientes e seus usos, com a atenção cada vez mais voltada aos temas necessários - e urgentes - do setor da construção e para além dele. Este é um pequeno resumo do que a Expo Revestir 2023 apresentou aos visitantes de sua edição de número 21, realizada entre os dias 14 e 17 de março.
Em novo endereço, no São Paulo Expo, a fashion week da arquitetura demonstrou mais uma vez o que faz dela o maior evento do setor de acabamentos da América Latina e reuniu mais de duas centenas de expositores em 70 mil m² de área expositiva - o dobro das mostras anteriores. E se espaço não faltou, sobrou também o empenho das marcas - veteranas e estreantes - em apresentar lançamentos, extensões de linha e soluções em revestimentos, louças, metais e tintas.
Sim, as tintas também entraram no roteiro de quem circulou pelos pavilhões devido à realização simultânea à Expo Revestir da Haus Decor Show, feira voltada ao setor de tintas e vernizes, iluminação e automação residencial que teve sua primeira edição em 2023. HAUS foi media partner oficial do evento.
Entre os destaques que saltaram aos olhos nos estandes, (muita) cor, design assinado e a utilização de matérias-primas cada vez mais sustentáveis, seja por meio de reciclagem ou nova destinação a materiais que antes seriam descartados são os mais representativos.
HAUS visitou a feira e lista mais de 20 entre os principais lançamentos, categorizados em cinco macrotemas. Confira!

Colore-te! 

Use e abuse da cor! Ela apareceu (e muito) em diversos lançamentos apresentados na Expo Revestir e na Haus Decor Show e foi do piso às paredes, sem deixar de lado os metais. Em tons pastel ou vibrantes, com acabamento matte ou polido, em padrões lisos ou estampados, as cores reinaram e possibilitam uma infinidade de composições, combinações e paginações que tornam qualquer projeto único e repleto de personalidade.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Lançamento da Deca, a linha Deca You apresenta torneiras e bicas em dez opções de cores, que englobam do tradicional inox ao lilás, azul, cobre, dourado e branco perolizado. A paleta, da linha D. coat está disponível em quatro modelos de torneiras e bicas (Redonda, Quadrada, Wave e Memphis) em três tamanhos (do P ao G) e em dois formatos de misturadores: quadrado e redondo.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Na linha Mood, da Portinari, o alto brilho aparece em caráter de inovação, já que é a primeira vez em que é aplicado também ao revestimento de piso. As peças, disponíveis em oito cores, tem efeito maiolicado, com textura de “feito à mão”.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A linha Easy, da Ceusa, traz porcelanatos 10x10cm em uma paleta com oito cores, entre neutras e intensas. A composição entre elas permite paginações gráficas com os ladrilhos, como se eles fossem pixels.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Tons de azul e avermelhados que parecem extraídos de uma pintura compõem a linha Horizonte, da Portinari. Inspirados nesta arte, os padrões passam pelos principais pontos do espectro cromático e são apresentados de forma suavizada, em faixas lineares que remetem à textura e ao movimento das pinceladas sobre uma tela.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A Tintas Coral lançou uma coleção em collab com a Barbie. Além do tradicional rosa característico da boneca mais famosa do mundo, as novas cores englobam tons de lilases, verdes, azuis e amarelos em uma cartela com 14 opções para parede e teto inspiradas na tendência Barbiecore.

Sustentabilidade 

Em entrevista a HAUS durante sua participação no Fórum Internacional, simultâneo à Expo Revestir 2023, o arquiteto mexicano Michel Rojkind foi categórico ao afirmar que “não podemos falar em sustentabilidade, temos que falar em regenerar”. E muitos dos lançamentos apresentados na feira estão em linha com este pensamento, reutilizando materiais e abusando do design e inovação para um mundo mais consciente no quesito ambiental.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Reconhecida pelo uso de materiais reciclados na produção dos revestimentos cerâmicos, a Lepri apresentou a linha Índigo. As peças são produzidas a partir da reciclagem de resíduos têxteis da fabricação de jeans, conferindo tonalidade e padrão único às peças de 7x7cm.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A Portobello apresentou uma extensão do projeto social “Sururu: Conchas que Transformam‘’, que teve como pioneiro o cobogó Mundaú, com a nova linha Solar de revestimentos cerâmicos. Assim como as peças modulares, ela é produzida a partir de concreto e casca do sururu (molusco que é patrimônio imaterial do Alagoas), com texturas que aliam pegada brutalista com o efeito furta-cor das conchas em tom natural ou em três cores. O design é de Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A Suvinil reforçou na Haus Decor Show seu posicionamento em relação à sustentabilidade com o lançamento da nova Embalagem de Papel para a linha de vernizes à base d'água. Com matéria-prima de fonte renovável certificada, ela é 100% reciclável e ainda facilita o empilhamento e armazenamento dos vernizes em torres de até oito caixas.

Inovar é preciso 

Tecnologia, novas possibilidade de usos e paginações, inserção em novas esferas de produtos. A inovação apareceu de diferentes formas entre os lançamentos da Expo Revestir, mas sempre tendo no ineditismo um fator comum aos produtos de revestimentos, louças e metais.
Chamariz no estande da Docol, a Doc Vox permite o acionamento de água por voz na cozinha. Por meio de comandos pré-definidos no aplicativo é possível encher o copo, a chaleira para o café, a garrafinha de água com a quantidade exata à desejada. A torneira também pode ser acionada por toque.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A Deca inovou ao apresentar dois novos modelos de cubas dentro da linha Slim. Os modelos, de sobrepor e de semi-encaixe, permitem mais flexibilidade e personalização aos projetos de banheiros e lavabos.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Camadas que podem ser sobrepostas aos padrões do portfólio da linha Corstone elevaram os revestimentos da Weiku para outro patamar. Assinadas pela arquiteta curitibana Juliana Medeiros, as camadas trazem seis elementos gráficos que resultam em novos e inusitados efeitos estéticos para a aplicação das superfícies.
 Crédito: Cristina Seciuk/HAUS
Crédito: Cristina Seciuk/HAUS
A Officina Portobello ampliou seu portfólio de produtos com linha de home decor. São objetos funcionais e de decoração que trazem o porcelanato como matéria-prima de acabamentos para churrasqueiras, lareiras e escadas e itens de decoração, como floreiras, cabideiros, castiçais e mosaicos.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Pela primeira vez na história da marca a Docol apresenta uma linha de banheiras de imersão. Os modelos freestanding são ofertados nos formatos oval e retangular em Neoclast® - material composto de resina e agregados minerais com propriedade assépticas e toque macio.

Nome e sobrenome 

A assinatura de um design externo à indústria é por si só um ponto de destaque em qualquer produto. Afinal, traz uma nova visão sobre as possibilidades que ela tem de encantar e solucionar necessidades de uso do produto para decorar e executar as atividades diárias. E foram muitas as assinaturas apresentadas na Expo Revestir 2023.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Depois de assinar um dos ambientes de maior destaque na Casa Cor São Paulo 2022, o arquiteto Nildo José repete a dobradinha com a Portinari na linha de revestimentos Maracangalha. Inspirado nas memórias de infância do arquiteto, ela traz padrão com visual arenoso salpicado por elementos amorfos, e está disponível em cores. Há ainda o Maracangalha Mosaico, ripado telado inspirado na cana-de-açúcar.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A arquiteta Ana Neute assina a linha DocolTwist de acessórios para salas de banho. Composta por cabide, conjuntos de acessórios de bancada e parede, lixeira, toalheiro, bandeja, papeleira de piso, entre outros, é produzida em Neoclast® e aço inox tonalizado.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Renomado pela marca de moda Osklen, o designer e artista Oskar Metsavaht assina a linha Matéria-prima, um porcelanato esmaltado criado especialmente para fachadas, mas também aplicável em pisos e paredes internas. A paleta traz sete tons terrosos inspirados na natureza.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
O monocomando para lavatório Naiade reúne dois elementos de formas simples que criam uma composição fluida. A bica metálica pousada sobre um cilindro robusto sugere um equilíbrio dinâmico e a iminência do movimento. Por Quaglio Simonelli para Docol.

Grandes e cada vez maiores 

Os grandes formatos não são novidade. Mas a aposta das marcas em ofertar lastras cada vez maiores parece não ter atingido o limite. Tamanhos que revestem todo o pé-direito sem emendas e que destacam padrões que remetem a pedras naturais estiveram em evidência. Assim como as próprias pedras, que reinaram na contraposição entre tons claros e escuros.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A Roca Cerâmica apresentou dois novos superformatos, com lastras de 160x160cm e 160x320cm, para seus porcelanatos. Entre os padrões, um dos destaques é o Infinity Black, vencedor do Prêmio Best In Show, concedido pela Expo Revestir, na categoria Grandes Formatos.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
De cor alva e veios cinza-dourados, o mármore Branco Michelangelo é resistente a atritos e arranhões. Além disso, possui qualidades físico-químicas que proporcionam baixa porosidade e alta resistência, o que faz com que possa ser usado também em banheiros.
 Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Lançamento da Gramarcal na Expo Revestir, o Quartzito Navaho parece uma joia em tons de azul e cinza com veios marcados dourados e marrom. Proveniente da região Nordeste, pode ser usado em pisos, bancadas e revestimentos.