Fashion week
Expo Revestir 2023
Expo Revestir 2023: lançamentos em revestimentos destacam cores, moda e sustentabilidade
Linhas Caleidoscópio | Sharon Abdalla/HAUS
Considerada a fashion week da arquitetura, a Expo Revestir 2023 é realizada nos pavilhões do São Paulo Expo até esta sexta-feira (17) e concentra centenas de lançamentos em acabamentos, das principais marcas do setor.
Entre os revestimentos, as apostas das indústrias destacam e fazem referência a três características principais: cores, sustentabilidade e moda, que resultam em praticamente infinitas possibilidades de aplicação (piso e parede), paginação e composição a partir dos revestimentos.
Nos formatos, os pequenos reinam. As lastras aparecem, sim, dividindo as atenções com os formatos menores, diferente do aconteceu em edições anteriores da feira. Os 10 x 10 cm, os 15 x 15 cm e os formatos hexagonais são vistos por boa parte dos estandes, carregando consigo aquele ar de casa vintage, aconchegante.
Expresse seu styling
O convite à expressão individual para além do vestuário, mas também no morar, vem da Ceusa, que apresenta 17 lançamentos em um estande muito colorido e vibrante. Isso se faz a partir da combinação das cores das peças da linha Easy, 10 x 10 cm que traz na paleta roxo, verde e berinjela e também um padrão decorado, que permite diversas (e ritmadas) possibilidades de paginação.
Da moda, vem a inspiração para o lançamento Moulage -- técnica de moldar a peça à mão no corpo do manequim --, enquanto a pegada vintage marca presença nas linhas Caleidoscópio e Vintage, que apostam no formato hexagonal e quadrado, respectivamente, com referência aos ladrilhos hidráulicos e muitas cores.
No universo das pastilhas
Atlas levou para seu estande no São Paulo Expo o lançamento de três novos formatos, com revestimentos em porcelana nas medidas 7,5 cm X 15cm (retangular), 15cm X 15cm (quadrado) e 5x 10 cm (hexagonal) com fabricação 100% nacional e disponíveis em seis cores. Eles podem ter superfícies planas ou com relevo, e acabamentos acetinado ou brilho.
Todas as peças têm modularidade, o que significa que podem ser combinadas entre si para composições na aplicação, e são apropriadas para uso inclusive em piscinas e espelhos d’água.
A arte de ser humano
Na Portinari, as cores também predominam. A marca, conhecida por trazer a referência à arte em seu DNA, remete às sete manifestações artísticas – pintura, música, arquitetura, dança, literatura, escultura e cinema – para proporcionar sentimentos de calma, nostalgia, encantamento e felicidade a partir dos revestimentos.
E elas estão explícitas, como na linha Horizonte. O padrão reproduz pinturas modernistas que misturam tons quentes e frios de forma vibrante e irregular, como são as pinceladas, complementada pela textura, que remete à de uma tela.
Já na Maracangalha, que recebeu o prêmio Best in Show da Expo Revestir, as cores da cidade dos avós e as rodas de samba inspiraram o arquiteto Nildo José, que assina a linha, trazendo personalidade aos tons neutros do revestimento de parede.
Grandes formatos
Na Roca Cerâmica são mais de 80 lançamentos, com destaque para as linhas de novos Superformatos: são lastras em 160 cm X 160 cm e 160 cm X 320 cm. A novidade, segundo a companhia, atende demandas de mercado, permitindo mais versatilidade na integração entre superfícies, podendo compor movelaria, balcões, ilhas, portas e pisos, e foco em projetos de grande escala.
Outro destaque de Roca Cerâmica para a edição 2023 da Expo Revestir é a inspiração em elementos naturais, como pedras, mármores e madeira para os seus porcelanatos. A nova paleta surge de olho nas tendências de biofilia. Exemplo são as séries Gran Calacata e Breccia Vino (em reproduções de mármore).
Também surge no estande da marca a aposta em tecnologia para a execução de texturas e acabamentos diferenciados. Além dos acabamentos mate, Soft Touch (acetinado) e Micro Crystal (com camada cristalina de esmalte), o lapado (obtido com polimento parcial) aparece ao lado do toque diferenciado e efeito tridimensional criado por meio da tecnologia Mineral LAB, de impressão em textura mineral, obtido a partir do uso de granilhas junto aos materiais tradicionais do porcelanato.
Natureza à mostra
Das jazidas para os estandes, o mármore tem seu lugar e encanta pela imperfeição perfeita da natureza entre os lançamentos da feira. Na Michelangelo Mármores do Brasil, ele aparece dual, na contraposição (ou seria composição?) entre o claro do Mármore Branco Michelangelo e o escuro do Mármore Griggio, e entre a dureza da pedra e a maciez da palha de milho, que ambienta o estande, assinado pela designer Ana Penso.
Origens
Ainda falando sobre pedras, o granito ganha tons de requinte e destaca a ancestralidade destes materiais ao apresentar os produtos Branco Álamo, nos acabamentos mate e bruto, e Verde Pantanal, no escovado – no Brasil, a pedra só é encontrada no Ceará. Os mais de 700 milhões de anos de formação geológica do material são exaltados na ambientação do estande, com direção criativa do designer Pedro Franco, que revisita traços dos povos originários em padrões no piso e mobiliário.
Autenticidade
Aposta nos grandes formatos vem forte também na Portobello, que lança revestimentos na lastra 160 cm X 320 cm. Sua coleção 2023, Authentic, vem com revestimentos em novas texturas, em efeito alcançado através da tecnologia de impressão digital.
Destaque para a linha Avantgarde, que recria o carvalho em porcelanato. O revestimento traz texturas naturais e características da madeira para cada uma das peças, com veios aparentes e toque natural. Reproduções semelhantes aparecem também em linhas inspiradas em mármores e pedras.
Entre os revestimentos também ganham holofote no estande da Portobello duas cocriações, com Marcelo Rosenbaum e Oskar Metsavaht.
Com assinatura de Rosenbaum e do também designer Rodrigo Ambrósio, a linha Solar de revestimentos cerâmicos integra o projeto social ‘Sururu: Conchas que Transformam’, iniciativa que teve como pioneiro o cobogó Mundaú, lançado pela Portobello em 2021. A massa de concreto e casca do sururu (um molusco que é patrimônio imaterial do Alagoas) utilizada para a produção do elemento vazado agora passa a ser empregada também em maxitijolinhos e peças de efeito ripado e linear, com texturas que aliam pegada brutalista com o efeito furta-cor das conchas. As peças surgem em cimento natural ou com tingimento, em três cores.
O designer e artista Oskar Metsavaht, renomado pela marca de moda Osklen, assina a linha Matéria-prima, em porcelanato esmaltado, especialmente criada para fachadas. A paleta de cores escolhida traz sete tons terrosos e de inspiração na natureza: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. O revestimento pode ser usado também em paredes e pisos interiores e estará disponível nos formatos 20 x 120 cm e 30 x 120 cm.