A Expo Revestir 2022 abriu suas portas. Desta terça-feira (8) até sexta-feira (11), a fashion week da arquitetura da América Latina celebra a retomada do evento presencial no Transamérica Expo Center, em São Paulo, depois do hiato de um ano sem a versão física, e comemora os 20 anos de existência da feira.
Nesta edição híbrida, em que somente as palestras são realizadas de forma digital, aproximadamente 200 expositores de todo o Brasil marcam presença. No primeiro dia da Expo Revestir, a reportagem testemunhou uma boa organização da feira em garantir os cuidados sanitários necessários. Logo na entrada, fiscais conferem a carteira de vacinação contra Covid-19 dos visitantes. Aqueles que tomaram pelo menos duas doses da vacina recebem uma pulseira neon e podem prosseguir para pegar suas credenciais e, finalmente, adentrar nos pavilhões.
Visitamos as principais marcas e selecionamos 3 macrotendências em metais, louças e revestimentos. Certamente esses itens aparecerão nos projetos da próxima temporada e são excelentes inspirações para quem vai construir ou reformar. Confira!
Pedras menos requintadas, mas igualmente encantadoras
Sim, o mármore reina no universo de interiores. Com seus veios hipnotizadores, criados pela mãe natureza ao longo de milhares de anos, essas pedras são o sonho de consumo para os projetos. Por isso mesmo a Gramarcal traz destaque para um mármore exótico, com detalhes verdes e dourados, e a Michelangelo Mármores do Brasil apresenta um estande inspirador mostrando a beleza dos mármores brancos, negros, cinzas e bordôs.
Porém, simultaneamente, existe um movimento que começa a valorizar pedras menos nobres, de belezas sutis, mas igualmente encantadoras. Exemplos não faltam nessa edição da feira. A Berneck, gigante do MDF na América Latina, fez uma degustação e mostrou alguns pré-lançamentos. Entre eles, um padrão de basalto, uma rocha vulcânica bastante abundante, com pequenos cristais ricos em ferro e magnésio.
Na mesma toada, a Durafloor traz vinílicos inspirados em basalto e arenito. Pelo menos no visual.
Como também o lançamento da Roca, o Ceppo di Gre, que retrata a pedra italiana caracterizada por grandes seixos e sedimentos minerais.
A Villagres apresenta a linha Lombardia com a mesma linguagem.
E a Decortiles também valoriza a pedra italiana com a coleção Nord.
New vintage
Diversas marcas apostam em casas com mais personalidade, mais ousadia e mais afetividade. A Ceusa, por exemplo, dá show este ano com seus lançamentos. Abusa da sobreposição de cores exuberantes, pega referências antigas, como o Art Deco, o xadrez e o Movimento Memphis, e reinterpreta os desenhos. Chega até a se inspirar em panos de prato da avó da Isabela Caputo para criar uma coleção de azulejos com motivos variados. E isso também aparece na valorização das tramas, só que transladadas para a cerâmica.
A mesma coisa se vê na Portobello, que traz o maior formato quadrado do Brasil (160x160 cm), em uma releitura do terrazzo italiano, e na coleção Gaia, de azulejos 20x20 cm, que trazem folhagens em escalas maiores e com bastante textura e cor.
Bem como as linhas assinadas por Paulo Mendes da Rocha e sua filha, a arquiteta Nadezhda Mendes da Rocha, que dão uma nova cara para ladrilhos hidráulicos e para painéis com formas abstratas.
A Portinari também valoriza tudo que essa tendência quer dizer com muita profundidade de conceito. A coleção Tempo, desenhada por Pedro Franco, reconhece a beleza inerente no desgaste dos materiais e em suas imperfeições. Inspira-se no formato da terra rachada e na técnica japonesa que conecta pedaços de cerâmica por meio de uma liga de metais para dar forma a uma superfície irregular, singela, sutil e marcante, ao mesmo tempo.
A Roca também valoriza a essência da arte cerâmica com uma das tecnologias mais impressionantes de toda a feira. É a linha Fusion, nos tons Titanium e Oxide, com peças que ganham textura 3D através de uma granilha formada por diferentes minerais nobres que são aplicados na superfície dos porcelanatos e reagem ao calor durante a queima das placas. São chapas com marcas únicas entre si.
A coleção Olaria, da Lepri, é de revestimentos que abraçam por meio de um novo formato, 7x7 cm, com aspecto envelhecido que traduz exatamente lembranças românticas.
Tecnologia e liberdade
Conforme a tecnologia se espalha cada vez mais por cada peça do universo de uma residência, as casas vão adquirindo um senso maior de liberdade e flexibilidade. Como mostra a Deca, com suas primeiras torneiras e misturadores touchless. As peças têm acionamento inteligente e de amplo alcance, com liberação de fluxo condicionado apenas à aproximação em qualquer ponto do produto, sem a necessidade de toque. Isso reduz os riscos de contaminação e aumenta a mobilidade no uso, uma vez que não é necessário manter as mãos em uma única posição durante a higienização. Para desligar, basta afastar-se, o que se reflete também em uma alternativa sustentável, com maior economia de água.
Já a Docol traz a queridinha torneira de ozônio, antes disponível apenas para cozinhas, para os banheiros. E cria um único misturador, o Vitalis, que oferece água comum, com ozônio e purificada, 3 em 1.
Destaque também para um novo tipo de chuveiro, com três aspersores separados, que mistura água e ar, proporcionando um jato de água mais suave, como o da chuva.