Olhar técnico

Expo Revestir 2020

Kinta Acabamentos destaca quatro highlights da Expo Revestir

Bia Moreira*
31/03/2020 15:54
Thumbnail

Porcelanato com textura de aço Corten, da Roca. | Foto: divulgação

Revestimentos de parede

Foram muitos os lançamentos de produtos para revestir as paredes, mas podemos destacar os volumes menos acentuados, ripados e superfícies que lembram a natureza, como o linho. O formato varia bastante, mas de forma geral vem se mostrando mais delicado, com peças menores e que se encaixam com perfeição.  Tons quentes e ao mesmo tempo pálidos trazem personalidade às peças e permitem combinações ousadas para os projetos.
Azulejos terracota Olaria, da Roca. | Foto: divulgação
Azulejos terracota Olaria, da Roca. | Foto: divulgação
Pisos e porcelanatos
Enquanto os revestimentos de parede diminuem, os porcelanatos aumentam. Os novos formatos, chamados de lastras, estão presentes em diversas marcas e, além de permitir paginações mais limpas com menos rejunte, a proximidade com as pedras naturais torna os projetos mais elegantes e exclusivos. O sistema de impressão de algumas marcas surpreende, o toque acetinado e os veios levemente brilhantes deixam as peças ainda mais exclusivas e fica difícil reconhecer o que é porcelanato e o que é pedra natural. Além dos grandes e superformatos, as marcas vêm apostando em peças mais finas, o que torna seu transporte mais fácil, a colocação mais ágil, além de conferir uma resistência igual e muitas vezes até mesmo superior às peças mais espessas.
Os marmorizados continuam em alta, bem como os cimentícios. A novidade agora fica por conta dos materiais com textura de pedra e a diversidade de cores com inspiração nos granilites da década de 1960. Podemos ainda destacar as novas cores que abrangem uma variação dos tons de verde e terracota.
Marmorizado Topázio, da Roca.
Marmorizado Topázio, da Roca.
Louças
As louças continuam vindo em cores, cada vez mais com texturas mate e tons mais sóbrios. O preto e os tons de cinza continuam em alta, mas já notamos que alguns tons de verde começam também a aparecer, juntamente com azuis mais profundos. A ideia principal é que a louça se destaque e se torne também a protagonista do ambiente. Podemos ressaltar também a louça presente em forma de cubas de cozinha, como as famosas cozinhas americanas já utilizam há algum tempo.
Novas louças da Docol. | Foto: divulgação
Novas louças da Docol. | Foto: divulgação

Metais

Os metais coloridos continuam como uma forte tendência, mas em 2020 a maior evidência fica por conta do design. Peças arrojadas, com linhas mais limpas e, em sua maioria, assinadas por grandes profissionais brasileiros se misturam às peças de grande funcionalidade, que agregam visual e tecnologia. O destaque das cores fica também na paleta dos acinzentados, mas os clássicos gold e rose gold ainda mantêm seus espaços nas novas coleções. Os acessórios se parecem cada vez mais com objetos de decoração e permitem trazer o charme necessário para qualquer banheiro.
Metais na cor lançamento da Doka. | Foto: divulgação
Metais na cor lançamento da Doka. | Foto: divulgação
Já as cubas de cozinha ganham novas cores, preto, chumbo, rose gold, e em sua maioria são desenhadas a partir de linhas retas e simples, deixando o diferencial para suas funcionalidades - profundidade, acessórios de preparo e limpeza. Podemos evidenciar, de maneira bem generalista, dois tipos de cubas: as embutidas e discretas e as de grande evidência, de semi-encaixe.
*Gerente da Kinta Acabamentos.