Fashion week da arquitetura
Expo Revestir 2020
Inspiração para reformar: 10 tendências de 2020 em revestimentos e acabamentos
A textura oxidada é uma das tendências para revestimentos em 2020. Produto da Palazzo | Foto: Palazzo / Divulgação
A Expo Revestir 2020, principal evento de arquitetura e acabamentos da América Latina, abriu suas portas nesta terça-feira (10) no Transamérica Expo Center, em São Paulo. HAUS está presente no evento, buscando todas as novidades e tendências em revestimentos.
Este ano, a plataforma de arquitetura, design e decoração, conta com a parceria da Kinta Acabamentos -- do Grupo Balaroti -- para a cobertura do evento.
No primeiro dia da Expo Revestir, a reportagem visitou o pavilhão e selecionou 10 macrotendências em metais, louças e revestimentos. Certamente esses itens aparecerão nos projetos da próxima temporada e são excelentes inspirações para quem vai construir ou reformas. Confira!
Bricks are back
Os tijolinhos ingleses caíram na graça das marcas. Eles voltam às prateleiras das lojas em acabamentos lisos e rústicos, pois agora vários dos players gigantes do universo do revestimento aprenderam a valorizar a imperfeição dos materiais e sua beleza inerente. Influência da tendência japonesa Wabi-sabi, que desde 2018 reverberou por aqui.
Azulejos
Essa é outra tendência dos anos 1960 que agora volta com tudo. O 20 x 20 cm ganha novas roupagens e agradam a todos.
Mãe natureza
Se fosse para escolher uma única macrotendencia, a biofilia estaria disparado na frente. A maioria esmagadora dos fabricantes se inspira nas formas orgânicas - uns com mais abstração e outras em referências diretas - e nos desenhos de animais e plantas.
A Portinari, por exemplo, convidou a arquiteta Juliana Medeiros para desenhar seu primeiro papel de parede e uma linha de revestimentos cerâmicos. Toda a coleção partiu do livro Poemas de Portinari, escrito por Cândido Portinari, que exalta desde a dança das areias do mar às folhagens mais tropicais. Um imita o desenho que fica na areia depois que as ondas se recolhem, outro é de folhas em diversas cores e da textura da areia.
A Roca lança a linha Amazônia, com folhagens verdes largas típicas do habitat tropical. Outras referências claras à natureza já foram exemplificadas nos outros itens acima.
A vez dos cimentícios
Eles aparecem à exaustão com imperfeições que o tornam ainda mais charmoso. E parece que realmente vieram para ficar no mundo dos revestimentos.
Verde
O azul Bic até aparece, mas, contrariando a aposta da Pantone, o verde foi o rei da paleta nesta Expo Revestir. E existe uma explicação técnica para isso. Na última Cersaie (a maior feira de revestimentos do mundo),no ano passado, em Bolonha, na Itália, foram apresentadas tecnologias, tintas e esmaltes novos que facilitam tons de verde, em especial. Várias fabricantes, então, adquiriram esse know-how ou desenvolveram seus próprios e lançam agora uma série de produtos esverdeados.
Metalizados
Dourados e acobreados, que dão um brilho próprio no acabamento, aparecem também como tendência. Sozinhos ou em mistura com outras finalizações simples ou foscas.
Técnicas artesanais brasileiras
A Revestir 2020 grita Brasil. Várias técnicas construtivas tipicamente brasileiras, ou tradições artesanais com sotaque brasileiro foram ressignificadas.
Madeira
A madeira nunca perde sua majestade. E agora aparece nos revestimentos amadeirados em formas e composições surpreendentes.
Terazzo
Esse acabamento com cara de casa da vovó e tradicional em palacetes por toda a Itália aparece em quase todas as marcas da feira. Alguns com as "pedrinhas" maiores, outros, menores.