A maior feira de arquitetura e construção da América Latina, a Expo Revestir 2019, vai até esta sexta-feira (15), em São Paulo. Para quem percorre a feira, algumas novidades em comum saltam aos olhos, mostrando o que se revela como tendência forte para o ano. Os lançamentos vão de metais a revestimentos, passando por todo o tipo de material de construção para casa.
HAUS está mais uma vez presente na feira trazendo os principais destaques do evento. As novidades e tendências em tempo real você confere pelo nosso site, no Instagram e no Facebook.
Confira a seguir cinco tendências desta 17ª edição.
Revestimentos cimentícios
Se, no ano passado, a tendência era imitar a madeira, em 2019 ela se amplia ao cimento. A ideia é trazer o aspecto do material para dentro dos ambientes com diferentes tipos de acabamento, mas com a versatilidade dos porcelanatos e MDFs.
Lançamento da Villagres, o City Cement, também chamada de Coleção Metropolitana, é um revestimento indicado para áreas externas cobertas que traz diferentes exemplos de textura impressos no padrão do porcelanato de tamanho 63 x 108 cm. Seu desenho reafirma a relevância do cimento na arquitetura contemporânea.
A Portinari aposta em um leque de novas opções de cimentícios, desde tons mais claros e mesclados, puxando para o cinza, como a linha Cement Stone (90 x 90 cm), até os produtos que puxam para o preto, como Munich (100 x 100 cm). A ideia, inclusive, é que eles possam ser combinados entre si com um sentido de complementaridade: o cinza do cimento se destaca nos veios da pedra.
A Biancogres também marca presença na área, apresentando o Retangulus Cimento, mosaico 30 x 30 cm.
Candy Colors
Sem mais preto no branco! As candy colors – aquelas cores pastel que parecem saídas de um pedaço de marshmallow – foram identificadas como uma tendência pelas marcas, que aderiram à moda em diversos formatos de cerâmica e porcelanato.
A Roca realizou um estudo junto à agência de previsão de tendências PeclersParis, e criou uma paleta de cores suave que pretende incluir no catálogo em diferentes produtos pelo menos até 2020. Dois exemplos de uso são a linha Patch – inspirada em ladrilhos hidráulicos, com diferentes desenhos – e na linha Boudoir – hexagonal, apelidada pelos visitantes da feira como ‘colmeia’, vem em cinco opções de cores.
O tom rosa claro – muito parecido com o rosa quartz, cor do ano Pantone em 2016 – foi uma necessidade que sentiram as marcas Arauco e Biancogres. Ambas lançaram, na Revestir 2019, opções de revestimentos que puxam para essa tonalidade.
A Arauco adicionou ao catálogo de melamina a cor Sal Rosa, tom de rosa acinzentado inspirado no sal do Himalaia. Já a Biancogres adicionou o tom rosé à linha Forme, porcelanato esmaltado de 53 x 106 cm em alto relevo.
Na Colormix, a linha de porcelatado Amalfi tem ladrilhos em tonalidades delicadas (e que também imitam o granilite!). Cada peça tem 30 x 30 cm.
Cubas matte
2019 definitivamente foi o ano das cubas com acabamento fosco, o famoso “efeito matte”. Muitas marcas apostam na cor preta, dando elegância e sobriedade, como é o caso das cubas Black Matte, da Lorenzetti, e Sottile, da Japi.
Algumas cores se veem nas linhas da Roca. A linha Optica traz opções em verde, bege e marrom. Outras opções bicolores conceituais integraram a linha Infinity, assinada pela arquiteta Fernanda Marques, uma das maiores apostas da marca neste ano.
Granilite
Um clássico das casas vernaculares brasileiras é o granilite: revestimento que funciona como uma espécie de mosaico, misturando pequenos pedaços de mármore, granito, vidro, quartzo e outras pedras. Este visual voltou como inspiração para lançamentos de porcelanatos que tentam ressignificar e imprimir essa mistura.
Um deles é o “Caça ao Tesouro”, da Ceusa, que junto ao padrão colorido de fragmentos procura ‘esconder’ pequenas imagens de objetos, como eles tivessem se incorporado ao piso: chaves, cadeados, botões e elásticos são alguns dos que podem ser vistos.
A linha Venezian, da Elizabeth, também aparece com essa pegada. Nas opções de cor Ocean e Sand, o porcelanato polido de 84 x 84 cm tem acabamento matte e traz tons mais discretos, mas sem abrir mão de brincar com os fragmentos.
Mosaicos
Falando neles, os mosaicos também estão por tudo. São cerâmicas e porcelanatos que, seja com uma ou mais possibilidades de desenhos da linha, podem ser combinados de jeitos diversos, formando desenhos diferentes a cada vez. Quando a linha tem mais possibilidades de cores, mais divertido é o resultado.
A nova linha Bauhaus, da Roca, é um desses lançamentos. A inspiração dos produtos vem da influente escola de design alemão de mesmo nome, que em 2019 completa seu centenário.
A coleção Rio, da Portobello, tem o mesmo efeito: seja a Ipanema (amarelo), Arpoador (vermelho) ou Botânico (verde), o padrão lembra a bossa nova e as calçadas cariocas.