9 tendências e novidades em acabamentos para casa
A nova linha Bauhaus, da Roca, tem inspiração na influente escola de design alemão de mesmo nome, que em 2019 completa seu centenário. Fotos: Divulgação
Saber como escolher os materiais que vão compor uma casa, do exterior ao interior, é uma tarefa para mestres. É necessário precisão para saber especificar, para cada projeto, os porcelanatos, cerâmicas, metais, vidros e materiais ideais em um infinito de referências.
Todo esse universo é o que dá molde à Expo Revestir, a ‘fashion week’ da arquitetura e construção, consagrada como a maior feira da área no Brasil. Neste ano, o evento chegou à sua 17ª edição com números que mantêm seu título: entre os dias 12 e 15 de março, São Paulo recebeu mais de 240 expositores e 60 mil visitantes. Foram milhares de lançamentos apresentados aos profissionais que buscam essas novidades e ampliam suas referências, na busca de se atualizar e ter a solução para o projeto sempre à mão.
Dentro desse contexto, algumas macrotendências que despontaram no ano passado continuam em 2019, repaginadas — caso da pegada ‘retrô’, da força do design assinado e da absorção das novas tecnologias no ramo. Outras tendências dão sinais de que vão se fortalecer nos anos que se seguem. É o caso de cubas com acabamento fosco e das cores suaves. Veja, a seguir, nove conceitos que se destacaram neste infinito.
Cores aquareladas
Também chamadas de candy colors, cores que parecem saídas de uma pintura feita com aquarela conquistaram os revestimentos. Elas relembram as duas tonalidades eleitas como cor do ano pela Pantone em 2016: o rose quartz e o serenity, respectivamente um tom de rosa claro e um de ‘azul bebê’, ambas transpirando suavidade.
Essa paleta volta com força em 2019 como aposta de tendência — inclusive ratificada pela agência de previsão de tendências francesa PeclersParis, que mostra uma forte aposta nas cores doces, intimistas e delicadas.
Mas mais do que o azul, o verde, o lilás ou o amarelo – todos presentes nos lançamentos – foi o rosa que mais apareceu nos novos catálogos das marcas, mostrando uma necessidade de diversificar as paletas.
A vez do cimento
A cara do cimento sem a frieza do material: se, no ano passado, a tendência era imitar a madeira, em 2019 ela mira nos cimentícios. A pluralidade de materiais e de formatos buscam trazer sua pegada industrial para dentro dos ambientes com diferentes tipos de acabamento, mas com a versatilidade dos porcelanatos e MDFs. Combinados às ‘falsas madeiras’, criam uma sobreposição de texturas que combinam o aconchego ao despojado. Além das versões que imitam o cimento, algumas marcas também trouxeram aos revestimentos opções que trabalham o material em si, repaginando seu uso.
A moda do matte
O acabamento fosco – cujo nome da moda é ‘efeito matte’ – tomou conta das cubas neste ano. Desde as opções arrendondadas até as retangulares, os formatos são variados. Muitas ainda são trabalhadas apenas nas cores preto ou branco, mas algumas outras tonalidades já despontam: rosé, bege e marrom, por exemplo. Algumas marcas também já trazem o acabamento aos acessórios e torneiras, possibilitando a combinação de elementos. A tendência desponta neste ano e promete voltar à feita com ainda mais opções.
Design assinado
A premissa já apareceu com força na edição anterior da feira e mostra que veio para ficar. As peças de design assinado são as queridinhas dos expositores e despontam como as principais apostas de lançamento das principais marcas do setor. Conceitos e linhas originais desenhados pelos maiores nomes da arquitetura e do design no país estão presentes em cubas, cerâmicas, torneiras, cobogós e mais todo o tipo de artigo que a imaginação desses profissionais pode atingir.
Brincando com formatos
Sim, os maxi formatos continuam em alta! Mas o que roubou a cena na Expo Revestir de 2019 foram os revestimentos que literalmente saíram do quadrado. Losangos e hexágonos coloridos dividem o pódio com novos desenhos que se encaixam e têm como resultado múltiplas paginações nos ambientes. Inclusive, para facilitar a aplicação, alguns deles são autocolantes. A regra, aqui, é a originalidade.
Montando mosaicos
Nenhuma parede será igual. Essa é a ideia dos revestimentos que têm múltiplas faces ou desenhos assimétricos que, como podem ser combinados de infinitas maneiras, vão formar resultados diferentes a cada vez. Pensando nisso, diversas coleções propõem uma brincadeira com os padrões – como se a superfície fosse um mosaico -, e disponibilizam cores complementares que montam paginações únicas. Aqui, a imaginação vai longe.
Granulados
Um clássico das casas vernaculares brasileiras é o granilite: revestimento que funciona como uma espécie de mosaico, misturando pequenos pedaços de mármore, granito, vidro, quartzo e outras pedras. Este visual já estava em alta com a tendência de ‘casa da vovó’, vista nos últimos anos em Milão, mas voltou como inspiração para lançamentos de porcelanatos que tentam ressignificar e imprimir essa mistura. As versões vão desde as bicolores até as multicoloridas.
Conforto máximo
Todo o conforto ao banho! Quando o assunto são banheiras e chuveiros, a tecnologia vem a favor do usuário para oferecer experiências únicas – e cada vez mais relaxantes. Uma das maiores tendências que aparecem nesse sentido é o sistema híbrido de aquecimento: a parte elétrica dos chuveiros aquecem a água até que o sistema a gás efetivamente esteja funcionando – assim, os litros iniciais de água fria não se perdem.
Praticidade a um toque
Já sabemos que a tecnologia está a favor da praticidade dentro de casa. Pensando nisso, a Docol inovou com uma das sensações da 17ª edição da feira: a nova linha de torneiras DocolPronto. A novidade é que, além das três temperaturas convencionais de uma torneira – fria, quente e misturada – ela integra três novas funcionalidades: água superquente, água gelada e água gelada com gás, todas purificadas. As temperaturas variam de 3°C a 98°C.
A tecnologia é possível graças ao sistema de purificação da marca, chamado Filtro Vitalis, que é instalado de forma separada da água da rede convencional de abastecimento e embutida na bancada. Dessa maneira, a água percorre caminhos diferentes e sai pronta para o consumo.
*De São Paulo (SP), enviada especial.