É seguro dizer que os acabamentos são os itens que mais chamam a atenção dos proprietários no momento da construção ou reforma do imóvel. Afinal, serão eles os responsáveis por expressar nos ambientes a personalidade e o estilo dos moradores quando a obra estiver concluída e por proporcionar conforto e praticidade no uso dos espaços.
Todos estes e muitos outros atributos que os revestimentos, louças e metais podem agregar aos ambientes residenciais e corporativos receberam destaque nos lançamentos apresentados na 16ª edição da Expo Revestir. Maior evento de arquitetura e construção do país, a feira reuniu mais de 250 expositores entre os últimos dias 13 e 16 de março, em São Paulo, e apresentou as principais tendências do setor.
Entre elas estão a aposta na madeira, um dos revestimentos mais tradicionais para o acabamento de pisos e paredes, as referências às décadas passadas em padrões, texturas e cores dos acabamentos e o investimento das marcas em peças de design assinado, que garantem inovação e o toque de exclusividade aos produtos. Tal exclusividade é reforçada pelas múltiplas possibilidades de aplicação e paginação dos revestimentos e pela tecnologia envolvida no processo de fabricação das peças, que vão de impressão em três dimensões aos materiais cimentícios translúcidos.
Confira na seleção de HAUS algumas das principais tendências e produtos que se destacaram na edição 2018 da Expo Revestir e inspire-se para trazer mais personalidade e conforto para o seu lar.
1 – Madeira soberana
Um dos revestimentos mais tradicionais e amados por arquitetos e designers de interiores, a madeira reinou soberana entre os lançamentos apresentados na feira. O padrão natural era encontrado em tábuas de árvores reflorestadas, mas também marcou presença em diversos tipos de revestimento, dos cerâmicos aos cimentícios e vinílicos. Assim como as opções de materiais, a diversidade de padrões, que incluem da reprodução fiel das tábuas a padrões geométricos amadeirados, é um convite à criatividade na aplicação e paginação dos revestimentos, que permitem a criação de ambientes únicos.
2 – Ar retrô
Se há uma tendência que se destacou no portifólio das marcas na Expo Revestir é a volta das louças e revestimentos com cara de “casa da vovó”. Mesmo que não inspiradas diretamente no estilo retrô, muitas peças trazem em seus formatos, texturas, padrões, cores e acabamentos referências que nos transportam para décadas passadas, ao mesmo tempo em que mantém sua contemporaneidade. Entram nesta lista louças coloridas (em tons de rosa, verde e azul escuro), revestimentos que vão na contramão dos maxiformatos (que seguem em alta) e trazem peças em pequenas dimensões, como os 20 cm x 20 cm, e a releitura do famoso granilite, revisitado em diferentes tonalidades e materiais.
3 – Design em alta
O design assinado conquistou de vez o seu espaço entre os fabricantes de louças, metais e revestimentos. As marcas inovaram não apenas em apresentar produtos que tinham por trás de seu desenvolvimento grandes nomes da arquitetura, da moda e do design, mas, principalmente, por permitir que a partir delas os clientes possam desenvolver projetos com personalidade, seja pela possibilidade de paginação, composição ou opções de cores das peças.
Inspiradas na natureza e na forma “mais pura de design, o ovo”, a linha de cubas assinadas pelo arquiteto Ruy Ohtake para a Roca traz quatro modelos em cinco cores nos acabamentos polido e matte. Foto: Divulgação/Roca
4 – A ordem é personalizar
A possibilidade de personalização dos projetos a partir de uma base comum de produtos já aparecia como tendência e ganhou ainda mais força na edição 2018 da Expo Revestir. Nos revestimentos, ela está presente em linhas de porcelanatos e cerâmicos que permitem diferentes paginações a partir da composição ou simples rotação das peças até em projetos em MDF que ganham efeitos tridimensionais a partir da usinagem das chapas. É a mais pura expressão da liberdade e da criatividade nos projetos.
5 – Toque artesanal
Assim como as peças que remetem às décadas passadas, os revestimentos com ar artesanal tiveram seu espaço garantido nos estandes de diferentes fabricantes que expuseram seus produtos na feira. Seja na textura irregular, nas cores propositalmente imperfeitas ou no efeito abaulado das bordas, o que se viu foram peças que, mesmo industrializadas, faziam referência às técnicas artesanais.
6 – Tecnologia
Da impressão 3D à tecnologia embutida no processo de fabricação de revestimentos, louças e metais, as marcas investiram pesado em soluções que potencializam o efeito estético, o conforto no uso e a sustentabilidade dos seus produtos. O resultado são peças com design arrojado, propostas inovadoras e economia de recursos naturais.
7 – A moda na arquitetura
A interdisciplinaridade comum à arquitetura fez com que o mundo da moda invadisse os revestimentos apresentados por diferentes marcas na Expo Revestir. Em padrões que reproduzem o efeito estético das tramas dos tecidos, ou que trazem no toque a maciez da seda, cetim e couro, a referência têxtil marcou presença das louças e porcelanatos aos revestimentos cerâmicos.
*São Paulo (SP), enviada especial