Tudo novo em 90 dias

Eloá Cruz
25/03/2015 16:06
Thumbnail

Espaço Cultural A Fábrika é sede desta edição da Casa Cor Paraná. Foto: Renata Surian / Gazeta do Povo

Faltam menos de três meses para que a principal mostra de decoração e arquitetura do Paraná seja inaugurada. A 22° edição da Casa Cor Paraná inicia no dia 20 de junho e vai mostrar ao público cerca de 50 espaços preparados pelos principais profissionais do setor numa área de aproximadamente 3.600 m².
Neste ano, o evento vai ocupar o prédio histórico em que funcionava, na década de 1930, a sede da Fábrica de Fitas Venske. O imóvel atualmente é conhecido como espaço cultural A Fábrika – local que abriga a sede do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo – e mantém as mesmas características arquitetônicas da sua data de fundação, em 1907. Para diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi, o imóvel está muito bem preservado e por esse motivo, o evento não vai modificar seus aspectos originais.
E não é só o compromisso histórico que a Casa Cor Paraná 2015 vai firmar nesta próxima edição. Ainda que um dos temas da Casa Cor Brasil seja a Brasilidade e a incumbência do evento é mostrar o talento nacional para as áreas de decoração e arquitetura, a mostra regional vem com a tarefa de trabalhar a responsabilidade ambiental nos espaços. Devido às ameaças da falta de água e crise econômica, o evento de arquitetura e interiores pretende promover o uso de novas fontes de energia. Os espaços residenciais, assim como os corporativos, comerciais, e áreas para crianças e gastronomia, vão garantir o uso de iluminação LED e gás natural.