Top 5 tendências fáceis de aplicar em casa direto da Maison&Objet Paris

Reprodução: Instagram @focaljourney1
Setembro é mês de Maison&Objet, uma das feiras mais importantes do cenário de design e decoração. O evento terminou nesta semana em Paris, no parque de exposições Nord Villepinte. Nesta 22ª. edição o tema central da mostra foi o “comfort zone”, ou zona de conforto.
Além dos projetos apresentados, o evento trouxe uma série de palestras e ambientes ligadas ao assunto. A proposta deste tema é entender e estudar mais sobre a relação entre o design confortável e ao mesmo tempo moderno, criando o que Marie-Jo Malait, coordenadora do Observatório da Maison&Objet, chama de “conforto contemporâneo e acolhedor”.
Dentro da proposta do evento, HAUS pinçou os melhores insights e traduz aqui de uma forma que você possa colocar em prática em casa.
1 – Formas e texturas aconchegantes

A ideia da proteção está envolta nessa tendência e aparece nos detalhes, de uma almofada grande e de textura gostosa ao toque até a configuração de uma casa que “abrace” o morador. De acordo com a própria organização do evento, o resultado final dos ambientes deve inspirar apenas a tranquilidade. O conforto em questão deve ser tanto físico, quanto emocional.
2 – Uma vida verde dentro e fora de casa

Plantas precisam estar inseridas no contexto da decoração. Esse foi outro recado da Maison&Objet. Elas contribuem para trazer um momento de paz e relaxamento. A proteção e valorização das florestas urbanas provam essa tendência. O evento apresentou diversos elementos que contribuem para a composição de plantas no ambiente doméstico.
3 – A beleza da imperfeição

O tema da Maison&Objet Paris indica o retorno ao conforto e ao aconchego da casa. Nessa esteira surge o retorno aos rituais que fazem bem à nossa rotina. Assim as peças artesanais, com o acabamento propositalmente imperfeito ganharam os corredores da feira. Além disso, as texturas mais rústicas têm espaço garantido.

Outro destaque são os lustres divertidos e modernos, que remetem ao design de antigos candelabros. As luminárias de bambu apresentadas pelo trio de designers Kamaroan, confeccionadas a partir de técnicas de artesãos locais de Taiwan. Móveis modulares vieram em peso nesta edição da feira, assinados por marcas como By Lassen, Durgeot Labo e Ethnicraft.
4 – Coloca cor, e cor de verdade
As cores fortes foram muito usadas nesta edição da Maison&Objet, sendo o rosa a principal. O uso da cor ficou evidente nos ambientes criados pela Focal Journey.

O dourado também foi bastante aproveitado pelos designers, como no revestimento Verneuil, da Nobilis: uma folha de madeira extra fina que pode ser aplicada como papel de parede.

5- Veludo, novamente

No Salão do Móvel de Milão ele já apareceu e segue como grande tendência. O veludo esteve um tempo associado ao exagero, mas tem no toque macio seu grande argumento para ser incorporado aos ambientes. O tecido que foi sinônimo de exagero por muito tempo voltou aos holofotes com seu toque macio e visual luxuoso. Em muitos sofás vistos na Maison&Objet ele estava lá. Então, pode estar na sua casa também, nem que seja em um detalhe!