O máximo do design

Da redação
23/04/2015 01:00
Thumbnail
Milão respira design. E, ao longo de uma semana em especial, tem seu fôlego renovado. O Salão Internacional do Móvel dá novos ares à cidade que é inundada com eventos do setor acontecendo em diferentes pontos. A feira principal chegou a sua 54ª edição e ocupou os pavilhões do parque de exposições Rho Fiera entre os dias 14 e 19 de abril. Mas, como já é tradição, o design deixou suas marcas em cada canto da comuna italiana.
Salone del Mobile
Não é à toa que design italiano é sinônimo de sofisticação e originalidade. Desde 1961, o país abriga o evento de móveis e acessórios de decoração mais conhecido do mundo. São cerca de 200 mil metros quadrados, adornados com o trabalho de mais de dois mil expositores das mais diversas nacionalidades. Entre os produtos apresentados, novidades de design e estilos de mobiliário que se dividem entre o clássico e o contemporâneo e que conferem ao Salão do Móvel de Milão sua tão aclamada fama.
Em 2015, o Salone teve entre suas instalações, as exposições Euroluce, Salão de Complemento e Decoração, Salão Satélite e Salone Ufficio, com referências em novo design, iluminação e ambiente laboral.
Sob os holofotes
A Unesco proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, destacando a importância desta e das tecnologias ópticas para o desenvolvimento mundial. Aproveitando o gancho da iniciativa, o arquiteto Attilio Stocchi criou a exibição “FAVILLA. To every light a voice”, que explora essa forma de energia em sua história e essência.
A instalação ocupou o pavilhão Euroluce, responsável por oferecer as últimas soluções em iluminação de áreas externas, internas, industriais, hospitalares e de eventos.
Trabalho e reconhecimento
A mostra Salone Ufficio inovou ao unir design e tecnologia para desenvolver escritórios mais agradáveis e eficientes, utilizando elementos acústicos e de iluminação, aliados a componentes audiovisuais, com mobiliários adequados a espaços públicos e privados.
O Salão Satélite dedicou sua 18ª edição ao tema “Life Planet” e foi ponto de encontro de 700 jovens designers de diversos países.
Herança italiana
Olhando para o passado para reinventar o futuro do design, o Salone del Mobile rendeu homenagem a Leonardo da Vinci com a mostra “LEONARDO 1452- 1519”, exibida durante o segundo dia da exposição, no Palácio Real de Milão. Promovido pela prefeitura da cidade, o projeto teve a curadoria dos historiadores especializados em arte renascentista Pietro C. Marani e Maria Teresa Fiorio.
Confira como foi a cobertura da feira no site e no instagram da Haus!
Entrada do parque de exposições do Salão do Móvel e, no detalhe, a movimentação que rola em Tortona, bairro boêmio cheio de atividades paralelas
Entrada do parque de exposições do Salão do Móvel e, no detalhe, a movimentação que rola em Tortona, bairro boêmio cheio de atividades paralelas