MON realiza até este domingo evento multicultural de arte e design

"Minha arte no MON", que acontece até amanhã, domingo, 11/12, no vão do Museu Oscar Niemeyer: arte, cultura, gastronomia e design autorais (Fotos: Rodrigo Félix Leal/Gazeta do Povo)
O Museu Oscar Niemeyer (MON) será palco até domingo (11), da primeira edição do evento Minha arte no MON, dedicado à arte, cultura, design, gastronomia e moda. Assinado pela produtora “De Boca em Boca”, a ideia, segundo a organizadora Cassandra Joerke, é aproximar o público daquela mesma arte apresentada nas grandes galerias, mas que, por vezes, deixam os espectadores muito longe dos artistas. “Aqui tem arte de todos os tipos, mas bem desenvolvidas e com muito estudo por trás. Reunimos artistas extremamente inspirados, que passaram por um rigoroso processo de seleção e hoje estão aqui para interagir com o público e desconstruir a ideia de que a arte é, essencialmente, realizada por figuras excêntricas”, diz.
Em formato inédito no MON, que na manhã deste sábado recebeu turistas de várias partes do Brasil e do mundo, o evento acontece das 10h às 19h no vão livre do museu, e conta com mais de 70 expositores, 30 nomes da literatura, oficinas, workshops e opções gastronômicas. “Além de Curitiba, temos artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alguns buscando um espaço na cena local e outros de renome internacional”, afirma Cassandra.

Quem passou pelo evento foi o ator global Luís Melo, atualmente no ar como o personagem Kazuo Tanaka, na novela Sol Nascente, e completamente envolvido no universo artístico. Recém-chegado do Rio de Janeiro para passar o final de semana por aqui, ele reconhece a importância da realização de eventos do gênero em Curitiba. “Este tipo de movimento é essencial, principalmente porque estimula os curitibanos a sair dos shoppings e consumir produtos extremamente originais. Eu sempre gostei de comprar e presentear com artigos exclusivos, então, sempre que posso, prestigio eventos como este.” Ele aproveitou a oportunidade para discutir os detalhes de uma encomenda exclusiva feita à marca Crânios Cabeludos, que produz peças em formato de crânio, que servem como vasos para plantas de várias espécies.

“Estamos muito animados e sabemos que será um evento muito importante para difundir ainda mais a importância da cultura e da arte para a sociedade. Quando ele terminar, vamos lançar um livro com o registro dos melhores momentos dessa primeira edição”, conta Cassandra. A ideia, segundo ela, é tornar o “Minha arte no MON” trimestral. Para isso, contudo, a organização precisa encontrar empresas dispostas a patrocinar e apoiar o evento.
Destaques
Um dos destaques do Minha arte no MON fica por conta do workshop com o designer de produto Enzo Yassuda e a artista visual Juliana Erig. A dupla comanda a Yë, uma marca de bolsas curitibana que ganhou renome nacional ao participar por duas vezes consecutivas do desfile do estilista mineiro Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week. Na sexta-feira, 9/12, primeiro dia do evento, eles ensinaram a confeccionar uma das exclusivas bolsas de madeiras produzidas na Yë.
A Casa Rima participa do evento com a oficina sobre criação de estampas digitais comandada pela designer Mariana Pessini, durante todo o sábado. A empresa gaúcha é especializada na criação de tecidos estampados, que são assinados por designers exclusivamente brasileiros.
Expositores
Confira alguns expositores do Minha arte no MON:
Chef pâtissier Nina Romano;
Crânios Cabeludos, com seu design autoral e brutalista;
Kutcek, marca curitibana de roupas;
Pet Art Crew, com seus retratos e esculturas de animais;
Sandra Kuniwake, com seus traços inspirados na arte oriental;
Bárbara Zacchi, do Blue Piece, com seus vasos autorais chamados “Me dê um Cabelo”;
Coletivo Marianas, com suas escritoras que farão leituras e bate papos sobre seus livros;
Oficina para aprender a desenhar e criar HQs, com o cartunista e arte educador Rodrigo Belato, da Casa Cultural Belaboni e criador do Punk Afonso, Décio, Pingo do Espaço;
ChaAma Produtos Amazônicos, com suas cachaças de sabores inusitados, como o jambu.
A entrada é gratuita e as inscrições para as oficinas e workshops devem ser realizadas através do e-mail debocaembocaeventos@gmail.com ou pelo telefone (41) 98448-0456. Outras informações e a programação completa do evento podem ser encontrados na página do evento no Facebook.



Serviço:
Minha arte no MON
Data: de 9 a 11 de dezembro
Horário: das 10h às 19h
Local: Salão de Eventos e Vão Livre do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
*repórter especial para a Gazeta do Povo