Criador de prédio de 80 andares em madeira vem a Curitiba para palestra

Foto: Reprodução/Oakwood Timber Tower
O engenheiro britânico Robert Foster estará no Fórum Visões da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) nesta quarta-feira (20), para falar sobre novos modelos de construção mais sustentáveis. Foster é integrante da equipe que assina o projeto do Oakwood Timber Tower, um arranha-céu de 80 andares em madeira que será erguido no centro de Londres. Durante o evento, ele também irá falar sobre o processo de construção do arranha-céu ligado ao tema da palestra.
Foster é formado nas Engenharias Civil e Arquitetônica e em Filosofia, é PhD em Engenharia Estrutural e sua participação no projeto do Oakwood Timer Tower lhe trouxe o prêmio RIBA President’s Award for Design and Technical Research, em 2016. Seu trabalho atualmente gira em torno do uso de materiais sustentáveis, principalmente a madeira, em grandes edifícios e arranha-céus.
O evento chamado “Fórum Visões – Inovação e Sustentabilidade: arranha-céus de madeira e o futuro das construções” acontecerá na Fiep, no Jardim Botânico, às 19:30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da Fiep.
Congresso Nacional Moveleiro
Entre os dias 21 e 22 de setembro, acontece em Curitiba o 8º Congresso Nacional Moveleiro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento é voltado à empresários e investidores do setor de móveis, e traz as principais tendências, novas tecnologias e discussões sobre design, produção, comércio, logística, materiais e transformações do mercado nacional.
O tema desta edição é “Boas Ideias – O Ponto de Partida Para o Seu Sucesso”. A programação conta com palestras, painéis, workshops, exposições, encontros de negócios nacionais e internacionais, e também um espaço design.
Um destaque da edição deste ano é a dinâmica pedagógica que será feita com os alunos do Colégio Sesi. “Entre Pregos e Cavacos” convida os alunos participantes a criar um produto dentro do tema exposto em sala. O trabalho inclui uma descrição do produto, uma lista dos materiais a serem utilizados e uma representação gráfica. Haverá também um concurso, julgado por uma equipe de designers, arquitetos, empresários e participantes do Congresso, para eleger os melhores projetos, com uma etapa local, estadual e nacional. Os 10 vencedores nacionais serão executados e apresentados na exposição do evento.
As inscrições são gratuitas para todo o evento, mas deve ser feita a doação de um livro no momento do credenciamento. Mais informações estão disponíveis no site.