Design social

Bruna Covacci, especial para a Gazeta do Povo
19/12/2014 19:22
Thumbnail

Presidente da FAS, Márcia Fruet com arquitetos e demais responsáveis pela realização do projeto

Profissionais que participaram do projeto EcoDesign Social, ação do Shopping Mueller em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), entregaram nesta sexta-feira (16) a reforma e revitalização de uma das unidades da Fundação para o atendimento de meninos de 8 a 14 anos em situação de risco social.
A edição deste ano do EcoDesign Social, que reuniu arquitetos e designers, teve o objetivo de desenvolver projetos para os ambientes internos e externos do terreno. O projeto é uma evolução da mostra Ecodesign que já aconteceu em seis outras edições nos espaços do shopping.
“Não temos palavras para agradecer aos profissionais e empresários parceiros que mergulharam neste projeto e transformaram essa casa num verdadeiro lar acolhedor e com a cara dos nossos meninos. É importante ressaltar que tamanha generosidade vai deixar um legado imaterial para Curitiba e, sem dúvida, vai dar mais alegria para a rotina dessa garotada”, disse a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet. Para Daniela Baruch, superintendente do Shopping Mueller, o resultado acabou sendo maior do que o esperado: “Nossa intenção é que esse projeto continue e agregue novos parceiros. A ideia é que ele sirva de exemplo para outros profissionais e empresários criem projetos que possam retribuir tudo o que a sociedade nos proporciona”.
De acordo com a coordenadora do projeto, a arquiteta Rose Guazzi, cada profissional ficou responsável por um ambiente. “Tínhamos uma ideia no início que acabou se transformando em uma grande rede de parceiros do bem que doaram seu tempo, produtos e novidades para esse projeto. Muito mais do que entregar uma obra finalizada, estamos entregando sonhos, uma casa que virou lar”, afirmou. “Escolhi trabalhar no projeto da sala por acreditar que ela é o coração de uma casa, onde os meninos vão estar confraternizando sempre. Além disso, trabalhar com um projeto como esse nos permitiu envolver os meninos em uma perspectiva de mudança de vida e quem sabe até de profissão, já que eles vivenciaram as mudanças que os profissionais conseguiram fazer”, acredita Filipe Binder, um dos arquitetos que assina o projeto.
A novidade ficou por conta de um espaço inteiramente novo construído e doado pela construtora Monreal e que contou com a participação dos meninos atendidos pela unidade: um ateliê de artes, em que educadores e estudantes de arquitetura poderão trabalhar com arte terapia. No espaço, os meninos deixaram suas marcas registradas na parede.“Tudo foi feito com muito carinho e com uma riqueza de detalhes que deixou os meninos encantados. Aproveitamos esse projeto para trabalhar com eles a importância de valorizar os espaços e estão todos muito orgulhosos”, contou Nanci Vendramin, apoio técnico da unidade.
As crianças atendidas escreveram uma carta de agradecimento aos profissionais, que foi lida durante o evento: “Estamos contentes com o resultado. A casa está linda e aconchegante e temos a certeza de que vamos viver bons momentos aqui”, diz um dos trechos.
Exposição
Quem quiser conhecer os resultados e todas as etapas do projeto poderá ver uma mostra de fotos, apresentada pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), que ficará em cartaz no Piso Cinemas do Shopping Mueller de 27 de janeiro a 1º março de 2015. O coquetel de abertura da exposição acontecerá dia 27 de janeiro.