Cubas brasileiras inspiradas no formato de ovo ganham principal prêmio de design do mundo

Luciane Belin*
21/03/2019 14:41
Thumbnail

Foto: Divulgação/Roca

A coleção de cubas desenhada por Ruy Ohtake para a Roca foi anunciada recentemente como a vencedora da categoria máxima de um dos prêmios de maior prestígio mundial no campo do design: o Red Dot Award 2019, concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha. Destacando a brasilidade do produto, o júri consagrou o design de Ruy Ohtake como best of the best, e a entrega da premiação  será em julho em Essen.
Para quem quer conferir o design das peças, apresentadas na Expo Revestir 2018, a coleção de cubas criada pelo arquiteto brasileiro é um dos itens na exposição O Design da Forma, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até o dia 14 de abril.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Além da reconhecida coleção de cubas, a exposição vai mostrar também outras peças de design com assinatura do arquiteto. Serão 25 itens, selecionados com curadoria Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes.
A mostra exibe além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto. Estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake.

Programação

Durante a exposição, o arquiteto também lança seu livro Ruy Ohtake: o design da forma, com textos de Fabio Magalhães, Marili Brandão, Priscyla Gomes e ensaio fotográfico de Ruy Teixeira (Editora Olhares, 196 páginas, R$ 95,00). O lançamento acontece no dia 26 de março, às 19h.
Estão programados, ainda, ateliês como o “Design de sobrevivência” (atividade para famílias) em que situações inusitadas serão estímulo para construção de espaços e instrumentos de sobrevivência – dias 23 de março, das 11h às 12h30, e 31 de março, das 15h às 16h30. São 20 vagas.
Já o ateliê “A fotografia e o design da forma”, com Sérgio Fernandes e Tiago Santana, membros do coletivo Afrotometria, será um workshop teórico e prático sobre a diversidade das formas e como podem ser capturadas pela fotografia. O evento ocorre nos dias 6 e 7 de abril, sábado, das 10h às 13h, e domingo, das 14h às 17h, com 15 vagas.
As inscrições para os ateliês podem ser feitas pelo site do Instituto Tamie Ohtake.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM