Casa Cor Paraná 2012 abre suas portas

Texto: Marina Fabri e Lara Mota, especial para Gazeta do Povo
31/05/2012 03:08
Thumbnail
Colocar o que é antigo em nova forma. Essa é a tradução livre da expressão retrofit, eleita como tema principal da 19.ª edição da Casa Cor Paraná, que, desta vez, ocupa a Casa Cultural União Juventus, na região central de Curitiba. Reformar se fazia necessário, mas mantendo sempre as características originais. Localizado na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, o imóvel tem 1,7 mil metros quadrados de área construída e, no total, serão 45 ambientes, sendo que alguns deles foram adicionados na parte externa do terreno.
Conheça cada um dos 45 ambientes, com suas fotos, expositores e descrições.
Para a diretora da Casa Cor, Marina Nessi, o fato de o casarão ter sido preservado em meio aos edifícios modernos que o rodeiam diz muito sobre Curitiba. A cidade foi capaz de preservar um espaço como esse, que embeleza a cidade. “A mostra deste ano trata muito desse renascimento de antigos edifícios, de aumentar sua vida útil, diminuir custos de manutenção e ampliar as possibilidades de seu uso – é a moderna face do antigo, uma vida nova e eficiente para o potencial instalado em nossas cidades”, explica.
O historiador Marcelo Sutil diz que a casa provavelmente foi construída na década de 1930. “O estilo dela é de transição, ainda vemos alguns elementos da arquitetura eclética, como alguns ornamentos, por exemplo, misturados com as linhas retas, características do art déco”, explica.
Para que a revitalização do local fosse possível, a organização da Casa Cor apresentou soluções para modernização da fachada da casa (sem alterar a estrutura original), além de outras ligadas às partes elétricas e hidro-sanitárias. Foram instaladas também tecnologias de acordo com o conceito de inteligência predial, que compreendem equipamentos de segurança e ar-condicionado. “Curitiba apresenta imenso potencial arquitetônico, com construções urbanas que são retratos de diferentes épocas e um potencial extraordinariamente apto a ser aproveitado para as demandas atuais do mercado. A capital paranaense não pode ficar fora dessa onda imobiliária que se espalha pelo mundo”, explica Marina.
E para conferir, tanto a revitalização do imóvel quanto a decoração dos ambientes, são esperadas mais do que as 30 mil pessoas que passaram pela mostra em 2011. “Em 1997, fizemos a mostra no Curitiba Trade Center, nessa mesma rua, e tivemos uma excelente visitação. Como a região tem grande desenvolvimento de comércio, serviços e negócios, acredito no surgimento de um novo público para somar com o que já é fiel”, diz a diretora. A Casa Cor 2012 funciona de 1.° de junho a 11 de julho.

Ambientes da 19.ª edição da Casa Cor Paraná