Abimad apresenta as novidades no mercado mobiliário

Eloá Cruz
22/02/2016 17:37
Thumbnail

Mesa Giro da fabricante Fratin. Foto: Julia Ribeiro/divulgação.

A Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração (Abimad) apresentou na semana passada no Expo Center Norte, em São Paulo, as novidades e lançamentos das grandes marcas do mercado de décor. O evento é um dos maiores de decoração do Brasil e segue em sua 21º edição.
Neste ano, 159 expositores apresentaram as as novidades para lojistas e importadores. “De uns anos para cá, temos evoluído no que se refere a Design Nacional e, mais que diversidade de produtos, temos trazido tendências para as lojas de nossos clientes”, afirmou o presidente da Abimad, Michel Otte.
Entre os expositores, a paranaense Studio Casa lançou também suas novas coleções na feira. Os móveis e os objetos de decoração da marca são desenvolvidos pelo arquiteto Eduardo Mourão e seguem o estilo clássico atualizado. “Um dos grandes destaques desse ano é o couro ecológico na cor fendi, uma criação exclusiva”, apontou o profissional.
Tendências
O uso de materiais naturais e crus continuam predominando na decoração. Tons neutros – como fendi, cinza, bege e marrom -, mobiliários em tramas naturais, couro e muita madeira, seguem como apostas certas.
O estilo industrial também segue como tendência, representado principalmente por luminárias, pendentes e pequenos objetos de decoração feitos em metal e outros materiais mais atuais como o acrílico e o plástico. Peças com referências clássicas, em tons de dourado, e com ornamentos românticos, também apareceram na feira.
Importação
Mais de 40 importadores visitaram a 21º Abimad, vindos de países como Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. Com o dólar muito valorizado, a competitividade entre os produtos brasileiros acaba sendo maior. “A visitação mais consistente de importadores pode render novos negócios”, afirma Joelma Silva, do departamento internacional da Abimad.