A história da sede da Casa Cor 2014

Daliane Nogueira e Rafaella Coury, especial para a Gazeta do Povo
21/08/2014 03:19
Thumbnail
Em dezembro de 1983, um dos mais sofisticados cinemas de rua de Curitiba encerrou suas atividades. O Supercine Ribalta, no Bacacheri, funcionou por oito anos e movimentou o bairro com sua sala com mil lugares e modernos equipamentos de projeção. Ao longo das três últimas décadas, o imóvel, hoje propriedade do Graciosa Country Club, foi ocupado por outros negócios, mas retomará sua vocação para encantar os visitantes a partir da próxima terça-feira, dia 26 de agosto, quando a Casa Cor Paraná abrir suas portas.
O evento ocupou, em seus 21 anos de história, diferentes tipos de imóveis com arquiteturas particulares, de palacetes históricos a casas de retiro, levando uma nova atmosfera para os espaços. A edição deste ano, batizada de “Luzes da Ribalta”, terá 49 ambientes assinados por arquitetos, designers de interiores, decoradores, paisagistas e uma agência de publicidade, ocupando tanto a área do cinema, quanto o anexo de cinco pavimentos, além de construções temporárias, totalizando cerca de 5 mil m².
“O imóvel foi repaginado de modo a criar um contraste entre o ‘continente’, ou seja, o conjunto dos prédios no seu estado original, e o ‘conteúdo’, onde apresentamos a arquitetura, a decoração e o design como uma instalação de arte”, afirma a diretora da Ca­sa Cor Paraná Marina Nessi.
Para o arquiteto André Largura que, junto da sócia Giovana Kimak, responde pela distribuição das plantas dos ambientes, o evento terá a vantagem de ocupar um imóvel grande, porém compactado e com uma bagagem histórica relevante. “O visitante poderá ver áreas residenciais, um marco da Casa Cor, e desfrutar dos ambientes voltados para o entretenimento sem precisar de grandes deslocamentos”, comenta.
Um pouco de história
Considerado um dos últimos cinemas de bairro de Curitiba, o Supercine Ribalta foi o sonho da família João Lindoldo Deckmann. Neto de alemães, ele construiu o empreendimento, com mil assentos, estacionamento para 200 carros, sala de espera com piano e bar dentro da sala de exibição, além do prédio em anexo onde a família morava. A Viver Bem Casa & Decoração conversa com a dona da casa Marina Messi para saber dos detalhes da edição, e adianta para você os ambientes da mostra que ficará aberta até o dia 5 de outubro.