Estilo & Cultura

Visita relâmpago avalia potencial de Curitiba como “Capital Mundial do Design”

Luan Galani
17/08/2015 17:25
Thumbnail

Curitiba e Cidade do México estão na disputa pelo título de Cidade Mundial do Design de 2018. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Representantes do Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (Icsid, na sigla em inglês), organização com sede no Canadá que concede a cada dois anos o prêmio de Capital Mundial do Design, estiveram em Curitiba no começo deste mês para uma inspeção relâmpago.
No final de julho, a capital paranaense e a Cidade do México haviam sido anunciadas como finalistas ao título de Capital Mundial do Design de 2018. A final do título internacional com duas cidades da América Latina é um acontecimento inédito.
A visita de quatro dias da canadense Dilki de Silva e do dinamarquês Nils Toft, respectivamente secretária-geral e conselheiro executivo da instituição, foi para avaliar o funcionamento da cidade e como o design se insere nesse contexto.
“Queremos ver como o planejamento da cidade envolve os cidadãos, as escolas e as empresas, até para verificar se há perspectiva de longo prazo no uso dos conceitos de design para a gestão urbana”, confidenciou Toft à assessoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Depois de também visitar a Cidade do México, eles vão produzir um relatório detalhado do que viram em ambas as cidades. O documento deve ser utilizado como base para a votação final do prêmio de 2018.
“Eles vieram ver com os próprios olhos se tudo que dissemos nos documentos de candidatura é verdade”, explica o arquiteto e urbanista Sérgio Pires, presidente do Ippuc. Agora Curitiba não precisa mais enviar qualquer tipo de material. “Só temos de esperar. Nem mesmo a programação foi pensada, porque só podemos começar a conceber a programação de 2018 se ganharmos a disputa”, diz Pires.
Enquanto estiveram por aqui, os representantes da instituição estrangeira visitaram diversos pontos da cidade, como, por exemplo, a Rua XV, o Paço Municipal, o Teatro Paiol, a Rua da Cidadania do Carmo, o Jardim Ambiental da Rua Schiller e a Praça Rui Barbosa, onde está a primeira Tuboteca implantada em Curitiba. E se reuniram com várias entidades, como a prefeitura de Curitiba, o Centro Brasil Design (CBD), a Associação para o Design do Paraná (ProDesign), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio PR), entre outros.
O resultado final será divulgado dia 18 de outubro em Gwangju, na Coréia do Sul, durante a Assembleia Geral do Icsid. Além de propiciar à cidade vencedora uma visibilidade mundial, o título agrega inúmeras oportunidades de atração e promoção do design, incrementando a economia criativa e gerando inúmeras oportunidades de negócio.