Estilo & Cultura
Trens da França trazem obras de arte para os passageiros

Reproduções de telas impressionistas e dos vitrais do Museu d'Orsay fazem parte dos vagões de trens franceses. Fotos: Christophe Recoura / Divulgação
Em um esforço para trazer a arte mundialmente famosa para o grande público, o serviço ferroviário estatal da França, vem aplicando obras de renome a um dos meios de transporte mais populares no país europeu. O interior de vários vagões do sistema público de trem foi reformado e coberto com filme gráfico que imita arte impressionista do Museu d’Orsay, um dos mais importantes de Paris.
LEIA MAIS


O projeto é uma parceria com a multinacional 3M, referência em produtos para sinalização, entre outros. A ação inclui ainda uma imitação da arquitetura do palácio de Versalhes, imagens históricas da companhia francesa de cinema Gaumont e reproduções de obras emblemáticas como “O louvre: manhã, sol” (1901), de Camille Pissarro e Nenúfares (1904), de Claude Monet.

Além de agregar beleza ao passeio, o projeto reflete os laços entre as ferrovias e a arte. Muitas paisagens vistas por quem viaja pelos trilhos franceses serviram de inspiração para muitos artistas. Da mesma forma, o Museu d’Orsay começou a vida como uma estação de trem antes de se tornar um espaço de arte.

De acordo com o serviço ferroviário, como resultado da intervenção criativa, há a diminuição drástica de vandalismo no interior dos vagões.

* Via Designboom