Estilo & Cultura
Tinta hidrofóbica protege muros e repele urina
A tinta possui princípios que repelem líquidos, inclusive urina. Foto: reprodução/Pinterest.
Entre os problemas recorrentes nas grandes cidades, um deles certamente faz torcer o nariz de quem passeia pelos centros urbanos: o cheiro de urina nas calçadas. A situação incomoda moradores e passantes e é de difícil resolução. Como controlar os contraventores que sujam os muros e paredes? Os moradores de St. Pauli, bairro alemão famoso pela vida noturna localizado em Hamburgo, parecem ter encontrado uma resposta: aplicaram tinta hidrofóbica nos prédios e muros da área.
A substância, desenvolvida para ser usada na indústria, surgiu para garantir mais facilidade na hora de limpar e preservar máquinas e peças. Mas parece ter encontrado sua função de protetora do patrimônio urbano ao repelir líquidos que entram em contato com a superfície onde é aplicada. Em São Francisco, nos Estados Unidos, o recurso também foi utilizado para garantir a limpeza das vias públicas. A iniciativa veio do departamento de obras públicas da cidade, San Francisco Public Works, em uma tentativa de reduzir os gastos anuais com a eliminação do cheiro de urina das ruas. A verba pesava no bolso do departamento, ultrapassando a marca de US$ 14 milhões.
No Brasil, o problema não é menos expressivo. Só durante o carnaval carioca deste ano, aproximadamente 1.150 foliões foram multados por fazer xixi em espaços públicos.
A tinta, já utilizada em automóveis, mictórios e portas de frigorífico, ainda não protege os muros brasileiros. Mas Fabian Hickenbick, diretor da importadora Faytec Internacional, representante de produtos hidrofóbicos no país, garantiu que existe procura datinta para essa finalidade.