Estilo & Cultura
Roteiro de 10 murais incríveis para conhecer em Curitiba

Murais ressignificam a cidade todos os dias por meio da poesia visual. Fotos: Divulgação
Quebrar a monotonia, surpreender, levar a reflexão. Esses são apenas alguns dos diversos papéis que os murais urbanos exercem. Curitiba não é exceção e abriga cada vez mais espaços com esse tipo de arte.
A tarefa de selecionar alguns murais será sempre ingrata. Mas confira a seleção da HAUS com um roteiro de murais artísticos incríveis que podem tornar o seu fim de semana uma experiência muito mais alegre.
Mural O Mito da Vida

O mural foi criado no início deste ano pelos artistas Michael Devis e Neto Vettonello nas instalações do TECPUC, realizado em parceria com a Diretoria de Esportes e Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A obra fica dentro do campus da universidade em Curitiba e pode ser visitada.
Painel Rio Iguaçu


A obra de mais de 50 metros é uma criação do pintor paranaense Rogério Dias. Entregue pelo artista em 1996, o painel está no Centro Cívico, ao lado da sede do governo estadual, e conta toda a história de descobrimento das Cataratas do Iguaçu pelo conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, de sua nascente até o ponto que desemboca no Rio Paraná.
Fundação Cultural de Curitiba

A fachada do antigo Moinho Rebouças e atual sede da Fundação Cultural de Curitiba tem duas grandes obras: grafite preto e branco do artista francês Remed, que mostra um olho gigante observando todas as contradições da cidade, e o grafite colorido do goiano Wes Gama, que retrata dois índios brasileiros correndo.
Hospital Pequeno Príncipe

Mural de mil metros quadrados pintado pelo artista plástico André Mendes para a fachada do prédio de emergências do Hospital Pequeno Príncipe, no Água Verde. O tema foi inspirado no clássico da literatura que dá nome à instituição.
Ray Charles

A imagem monumental do lendário Ray Charles sorrindo na lateral do Edifício Muralha no encontro das ruas Marechal Deodoro e Conselheiro Laurindo arranca sorrisos de surpresa. A obra é de Leandro Lesak a.k.a cínico. A obra fez parte do projeto Motion Layers — que contou ainda com outros paineis na cidade assinados pelos artistas Celestino Dimas e Eduardo Melo, o Artstenciva — viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Rua Kellers



Parede de um lava-car na rua Kellers, 107, no Centro, que recebeu um mural com os traços inconfundíveis de Rimon Guimarães, um dos nomes mais conhecidos da street art brasileira.
O Iluminado

Mais um sucesso do projeto Motion Layers, o mural de 16 metros chama atenção de todo mundo que desce a rua XV de Novembro com uma cena icônica do filme O Iluminado, estrelado por Jack Nicholson.
Rua São Francisco


A Rua São Francisco é uma grande galeria de grafite a céu aberto. Diversos artistas assinam as obras, que se tornaram um verdadeiro manifesto da cultura urbana.
Mural Paulo Leminski

Pintura do Paulo Leminski já virou símbolo da galeria Julia Moreira, no Largo da Ordem. A obra de 2013 é dos grafiteiros curitibanos Michael Devis e João Marcos, que integraram o Festival Litercultura.
Museu Municipal de Arte

O paredão do Museu Municipal de Arte – Portão Cultural ganhou vida nova após a Gibicon de 2014, agora batizada de Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Os grafiteiros retrataram alguns personagens famosos dos quadrinhos e criaram seus próprios personagens. Assinam a obra Luciano Ventura, Michael Devis e Neto Vettorello.