Estilo & Cultura
Retiro espiritual dos Beatles está aberto para visitação; veja as fotos

No ermitério, perto do Rio Ganges, o quarteto compôs o que viria a ser o famoso Álbum Branco. Fotos: @decades_away (esq.) e @sajalclicks (dir.)
Desde que reabriu ao público no final do ano passado, o antigo ashram de Maharishi Manesh, “o guru dos Beatles“, vem recebendo ainda mais visitas de turistas do mundo todo. Fãs do quarteto inglês querem conhecer todos os espaços do eremitério que fica em Rishikesh, próximo ao Rio Ganges, na Índia, e que serviu de palco para a criação de várias músicas da banda: Back in the USSR, Dear Prudence e I’m So Tired, do famoso Álbum Branco, são algumas das que foram concebidas ali. Durante a visita, em 1968, John, Paul, George e Ringo também aprenderam a prática da meditação transcendental.
Após o guru Manesh deixar o ashram, em 1970, o lugar ficou abandonado, o que não impediu que as visitas continuassem. Até que, em 2015, autoridades do estado de Uttarakhand deram início a uma reforma para transformar as estruturas em um centro de ioga. O esforço culminou na reabertura no dia 8 de dezembro de 2015, quando a morte de John Lennon completou 35 anos.
Agora com o lugar limpo e colagens e grafites antigos preservados, praticantes de ioga e visitantes podem andar pelos mesmos caminhos, entrar nas mesmas salas e sentir as mesmas vibrações que os Beatles sentiram na época. E eles estão compartilhando essa experiência no Instagram. Confira algumas imagens:









