Estilo & Cultura

Que tal mudar para Marte? Arquitetos projetam casas para o planeta vermelho

Jonathan Seronato,esp. para GP
14/10/2015 15:23
Thumbnail

Fotos: Foster + Partners / Divulgação

A confirmação da existência de água em Marte anunciada pela NASA no fim do mês passado, deixou muita gente animada, inclusive os arquitetos da Foster + Partners, estúdio fundado pelo renomado arquiteto britânico Norman Foster, que desenvolveu um projeto habitacional no planeta vizinho.
Tudo parece surreal, mas este não é o primeiro projeto desafiador, eles têm no currículo o World Trade Center 2 em Manhattan (Nova Iorque, EUA), Palácio da Paz e Reconciliação (Astana, Cazaquistão), Projeto Haramain Ferroviária de Alta Velocidade (Arábia Saudita) e o Aleph (Buenos Aires, Argentina).
Não, não se trata de um filme de ficção científica. De acordo com o projeto, as casas teriam aproximadamente 90 m² e seriam estruturas feitas de regolito (rochas fragmentadas) e impressas em 3D por robôs semi autônomos.
Em nota, o governo americano afirma que vem trabalhado para que o homem possa pisar em Marte até 2030. “Nós já estivemos na Lua an­­tes. Existem muitos outros lugares para se explorar’’, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2010.
Antes de se preparar para a viagem, vamos conferir as imagens do projeto.
Imagem do projeto habitacional no planeta vermelho
Imagem do projeto habitacional no planeta vermelho