Estilo & Cultura
Quatro restaurantes e cafés com paisagens de tirar o fôlego em Curitiba
À esquerda, a queda d'água do Parque Tanguá. No canto direito, a lanchonete Deck Tanguá, à beira do lago. Foto: Reprodução/Facebook | Carolina Werneck Bortolanza
Cheia de parques e praças, Curitiba tem muitas opções para quem quer aproveitar a cidade. Que tal unir o passeio a uma bela refeição ou um refresco? Seja curtindo o visual do lago Barigui ou aproveitando a imponente queda d’água do Tanguá, alguns restaurantes e cafés têm a paisagem como prato principal.
Erika Biscoitos e Confeitaria
Quem visita o Bosque Alemão pode acompanhar a história de João e Maria por meio das placas distribuídas pela trilha. No conto de 1812 dos Irmãos Grimm, as duas crianças se perdem em um bosque e topam com uma casa inteira feita de doces, onde mora uma bruxa. O bosque curitibano também tem sua própria Casa da Bruxa. Em meio às grandes árvores, ela é, na verdade, uma biblioteca. A verdadeira casa de doces está mais acima. É a Erika Biscoitos e Confeitaria.
O pequeno café fica na parte de cima do parque, com acesso pela Rua Nicolo Paganini. O ponto alto do cardápio são as tortas, mas o destaque mesmo fica para a vista incrível do Bosque Alemão. É que a Erika fica bem ao lado da Torre dos Filósofos, mirante com toda a paisagem do parque e de boa parte da cidade.
Serviço: Rua Niccolo Paganini, 282. Aberto de segunda a sexta, das 13h às 18h e, aos finais de semana e feriado, das 10h às 18h.
Deck Tanguá
Uma visita ao Parque Tanguá só está completa quando se desce até o deck do local para apreciar a imensa queda d’água. O mirante de 65 m é impressionante, mas vê-lo apenas de cima não é o bastante para ter uma ideia completa do tamanho da cascata artificial. Sobre o deck, à beira do lago, fica a lanchonete Deck Tanguá. De frente para a queda d’água, é o lugar ideal para relaxar em um dia ensolarado enquanto se aprecia uma das várias porções oferecidas no cardápio. No fim do dia, o pôr do sol deixa a paisagem ainda mais bonita.
Serviço: Rua Frei Bernardino Tomat, 330. Aberto todos os dias, das 9h às 19h30.
Bar do Lago
Em pleno Parque Barigui, o Bar do Lago serve petiscos e bebidas para quem está no meio do passeio e precisa descansar. Bem ao lado do lago, o deck recebe atletas que usam as pistas do parque para corridas e caminhadas, mas vale a visita mesmo para quem não está se exercitando. O ambiente é simples e agradável, com mesas e banquinhos para quem quer apreciar as águas tranquilas. Ao fundo, um pedacinho da cidade também pode ser avistado.
Serviço: Avenida Cândido Hartmann, s/n. Aberto todos os dias, das 10h às 22h.
Restaurante O Passeio
Inaugurado em 1886, o Passeio Público de Curitiba é o parque mais antigo da capital paranaense. Bem no meio do parque, o restaurante O Passeio proporciona bons ângulos desse cartão postal. O verde das árvores serve de moldura para uma tarde tranquila. Fazem parte das espécies da flora local carvalhos e ciprestes centenários, paineiras e jacarandás.
Serviço: Rua Carlos Cavalcanti, s/n. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h e, aos finais de semana, das 9h às 18h.