Estilo & Cultura

Projeto quer escanear pirâmides egípcias para desvendar seus mistérios

Gazeta do Povo
04/11/2015 19:33
Thumbnail

FOTO: WIKIMEDIA COMMONS

As pirâmides do Egito despertam ainda hoje muita curiosidade, principalmente no que se refere a sua construção. Milenares e imponentes, esses monumentos do mundo antigo desafiam teorias, pesquisadores e especialistas. Procurando desvendar os segredos guardados em suas muitas câmaras, o Ministério Egípcio das Antiguidades anunciou o projeto Scan Pyramids, que vai investigar a ciência que envolve as pirâmides sem alterar sua arquitetura.
O objetivo do projeto é escanear os monumentos de uma maneira que não prejudique suas estruturas milenares. Para isso, será usado o que há de mais moderno em radiação infra vermelha e em detecção de raios cósmicos. Engenheiros, arquitetos, arqueólogos e outros profissionais de diversas partes do mundo, como a França, o Canadá, o Japão e o próprio Egito, dedicarão seus esforços ao estudo minucioso das pirâmides.
Quatro construções foram escolhidas para análise: a Pirâmide Curvada e a Pirâmide Vermelha, localizadas na cidade de Dahsur, e as pirâmides de Quéops e Quéfren, em Guizé. Todas têm cerca de 4.500 anos de idade e mais de 100 metros de altura. O Projeto Scan Pyramids deve ser concluído até o fim de 2016.