Estilo & Cultura

Escritório surpreende com projeto de restaurante no fundo do mar

HAUS
25/10/2017 21:00
Thumbnail

Imagem: Divulgação / Snøhetta

Fazer uma refeição observando o fundo do mar. Essa é a proposta do escritório norueguês de arquitetura Snøhetta que está planejando o restaurante Under, autointitulado o primeiro restaurante subaquático da Europa. O local escolhido foi Lindesnes, no ponto mais ao sul da Noruega e, de acordo com o site da CNN, a expectativa é de que as obras iniciem em fevereiro de 2018 e finalizem em 2019.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Rune Grasdal, arquiteto que participa do projeto, ressaltou em entrevista à rede de televisão a importância das pessoas se sentirem seguras no restaurante, sem a sensação de claustrofobia. Por isso a equipe considerou uma série de elementos, como o uso de materiais naturais e uma boa iluminação.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta

Estrutura

A estrutura retangular de concreto fica parcialmente submersa, com a parte superior apoiada no litoral. Para chegar ao restaurante, o cliente deve descer cinco metros abaixo da superfície. Lá encontrará espaço para fazer sua refeição enquanto aprecia a vida marinha por uma janela panorâmica em acrílico com 11 x 4 metros.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Os clientes também poderão aproveitar um bar que marca a transição entre a costa e o oceano. Mais abaixo, fica o restaurante que tem capacidade para receber até cem pessoas.
Os tons usados no empreendimento são inspirados por cores que evocam o sedimento de conchas, rochas e areia e também por tons de azul e verde escuros, inspirados no fundo do mar e nas algas, conforme explica o escritório em seu site.

Vida marinha

O escritório de arquitetura Snøhetta ressalta que o restaurante foi planejado levando em consideração seu contexto geográfico e seus vizinhos aquáticos. Por isso, além de restaurante, o Under também será um centro de pesquisa da vida marinha.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Parte do restaurante será utilizada, fora do horário de funcionamento, para equipes interdisciplinares estudarem a biologia marinha e o comportamento de peixes. De acordo com o site do Snøhetta, os pesquisadores irão ajudar a otimizar as condições no fundo do mar para que peixes e mariscos possam conviver nas proximidades do restaurante.
O desenho da estrutura é atrativo para mexilhões e a expectativa é que, ao longo do tempo, o Under se torne um recife artificial de mexilhões que naturalmente purificam as águas do mar.

LEIA TAMBÉM