Prêmio de fotografia sobre Bauhaus dá viagem de dez dias para Alemanha

Clássico prédio da segunda sede de Bauhaus, em Dessau, na Alemanha. Foto: Reprodução/Bauhaus Dessau
As comemorações do centenário de Bauhaus — a célebre escola alemã que revolucionou a arte e o design e influencia profissionais até hoje — vão levar três pessoas para conhecer as cidades onde tudo aconteceu: Weimar e Dessau.
A viagem será concedida aos vencedores do Prêmio Transatlântico de Fotografia Lebenskunst, promovido pelo Club Transatlântico, que neste ano leva o tema “Bauhaus 100 Anos”. Os ganhadores também são premiados com um curso de fotografia na Escola LetteVerein, em Berlim.

Podem participar do concurso brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil acima de 18 anos. As inscrições são gratuitas, estão abertas até o dia 16 de agosto e devem ser realizadas diretamente no site do prêmio.
São duas categorias disponíveis: a adulto, cujo prêmio é a viagem e o curso de fotografia; e a júri popular; que concede uma câmera fotográfica Sony Cyber-Shot avaliada em R$ 800.
Para participar, os candidatos devem enviar três fotografias “que representem, revelem e tragam a essência do significado atual e futuro de Bauhaus”, como explica o regulamento. Na avaliação, serão avaliados critérios como originalidade, criatividade, ligação com o tema proposto e roteiro.

Cronograma e avaliação
A seleção dos vencedores se dá em duas etapas. A primeira consiste em uma triagem dos 250 melhores conjuntos de fotografia com base em uma avaliação online realizada por membros do júri, o que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto. Na segunda fase, uma banca julgadora vai selecionar a melhor sequência fotográfica com base na temática proposta. Os jurados serão membros do Club Transatlântico, de empresas patrocinadoras e apoiadoras do concurso.
Os vencedores serão anunciados em 2 de setembro de 2019. Entre 20 de setembro e 4 de outubro, os premiados em ambas as categorias terão suas fotografias expostas no Club Transatlântico, em São Paulo.
A viagem para a Alemanha acontece de 21 a 30 de setembro e inclui passagem, hospedagens, translados, alimentação, seguro viagem e o curso de fotografia, avaliado em R$ 12 mil.