Estilo & Cultura
Prédios abandonados ganham vida nova com arte em estêncil e spray

Ruínas do hotel Monte Palace, nos Açores, ganhou intervenção do artista Javier de Riba. Foto: Divulgação
Ruínas, sujeira, umidade. O cenário de prédios abandonado não é nem um pouco animador. Menos para o designer catalão Javier de Riba, 30 anos. Ele vem dedicando sua arte para transformar edifícios abandonados na Espanha e em Portugal.

O projeto intitulado Floors, traz cores e formas para espaços que deixavam a cidade feia. Para dar vida aos seus projetos ele usa apenas estêncil e tinta spray. Os desenhos criados lembram os ladrilhos hidráulicos, uma tradição daquele país. A beleza das pinturas está na repetição de padrões geométricos nos pisos dos lugares, que se tornam ponto de visitação para moradores e turistas.

Um dos exemplos mais emblemáticos do projeto é o átrio com um pé direito de cinco andares pertencente ao hotel em ruínas Monte Palace, com vista para a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores. As paredes escurecidas contrastam com o colorido do chão, gerando um impacto visual.

O passo a passo da pintura pede um tratamento especial na superfície que será a tela de Javier. Para tanto ele limpa e impermeabiliza o local, depois usa uma cor de fundo, normalmente branca. A aplicação da tinta spray com o estêncil pode levar dias, pois cada cor de tinta precisa ser aplicada respeitando o tempo de secagem. Passo por passo a obra toma forma e leva mais vida para os imóveis abandonados.

O artista já teve trabalhos desenvolvidos em agências e estúdios, mas hoje integra o coletivo Reskate Arts & Crafts, que desenvolve propostas gráficas e de comunicação com foco em sustentabilidade e pessoas.