Estilo & Cultura

Fundada no século 17, cidade pequena vira polo de design nos Estados Unidos

Júlia Ledur*
23/10/2018 20:40
Thumbnail

Foto: Bigstock

A charmosa Charleston, na Carolina do Sul, tornou-se referência de design e arquitetura entre a comunidade criativa dos Estados Unidos. Nos últimos anos, a cidade, que abriga menos de 150 mil habitantes, tem atraído designers e arquitetos baseados em grandes polos do design americano, como Nova York.
A arquitetura histórica e a localização — na costa leste dos Estados Unidos — dão uma personalidade única à pequena cidade. “Charleston tem recebido muitos profissionais talentosos nos últimos anos”, diz Helen Rice, fundadora e diretora criativa da agência de branding Fuzzco, baseada na cidade na Carolina do Sul. “Isso está criando uma demanda crescente e ótimas oportunidades de trabalho para designers e arquitetos”.
Charleston, South Carolina, USA downtown church and skyline.
Charleston, South Carolina, USA downtown church and skyline.
Casas coloridas e ruas de paralelepípedo marcam a estética de Char­­leston, que é localizada ao lado de um porto, onde diversos rios encontram o oceano Atlântico. A estética peculiar e eclética é completada pelos estilos arquitetônicos presentes na cidade, que vão do neorrenascentista ao georgiano. “O local é repleto de estruturas históricas lindíssimas, então há inspiração em todo lugar”, afirma Helen. Entre os estúdios de design e arquitetura com sede em Charleston estão o Basic Projects, o Stitch Design Co, o Mai-Dei e o Fuzzco.

Preservação

Fundada em 1670, Charleston exibe estruturas arquitetônicas impecavelmente preservadas que datam da era colonial, tornando a cidade perfeita para designers encontrarem inspiração e descobrirem novos estilos. Isso se deve ao fato de o município não permitir a demolição de construções históricas, apenas a revitalização.
Criativos têm aproveitado a oportunidade para transformar prédios históricos e, ao mesmo tempo, criar uma identidade contemporânea para a cidade. É o caso do Workstead, estúdio de design novaiorquino que acaba de revitalizar um restaurante de Charleston construído em 1800, onde ficará o bar Tradd’s. O projeto combina elementos clássicos com pitadas contemporâneas. “É um interior que referencia elementos familiares do passado, situados no presente, como mostra o uso de materiais e cores que destoam dos exemplos originais normalmente usados neste estilo”, descreve o estúdio.

Estilo e custo de vida

Além do fator estético, Charleston leva vantagem em alguns outros aspectos: o custo de vida, ligeiramente menor do que em grandes cidades americanas, como Nova York e Los Angeles, e o ritmo de trabalho, menos frenético e caótico. “É mais barato em geral”, afirma a designer Alexandra Maisch do Mai-Dei, que se mudou do Brooklyn, em Nova York, para Charleston. “Eu queria mudar meu estilo de vida completamente”, conta.
Esses fatores também encorajaram a dupla de designers do Basic Projects, Kate e Ben Towill, a se mudar para Charleston após 10 anos atuando no Brooklyn, em Nova York. O casal foi atraído pelo charme e potencial da pequena cidade, além do ritmo de trabalho notavelmente mais lento, em comparação com metrópoles americanas que são referência em design.
“Nós queríamos viver em um ritmo mais tranquilo e passar mais tempo ao ar livre”, explica Kate. “Quando o Ben veio visitar a cidade por conta de um projeto em que estava trabalhando, nós decidimos nos mudar de Nova York. Aqui é um ótimo lugar para viver e trabalhar”.
*Especial para HAUS, de Nova York

LEIA TAMBÉM