Estilo & Cultura

Municípios estudam revitalizar estações e reativar passeio de trem entre Araucária e Lapa

Júlia Rohden*
13/10/2017 20:20
Thumbnail
Entrar em uma antiga locomotiva e fazer o trajeto de Araucária até a Lapa pode ser uma realidade em breve. Um termo de cooperação técnica de trabalho firmado no último dia 6 de outubro oficializa o interesse da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária e do Centro de Memória Ferroviária da Lapa em viabilizar a implantação do turismo férreo entre os municípios.
Ainda não há previsão para o início dos passeios. “Existe interesse turístico, apoio dos municípios e janelas de trem, que é quando há espaço de tempo entre a passagem de um trem de carga e outro. Então é uma proposta com grande viabilidade”, afirma Márcio Assad, diretor de Turismo da Lapa.
Segundo ele, os interessados em fazer o passeio poderiam se locomover de Curitiba até Araucária por micro-ônibus e, então, embarcar no trem até a Lapa. A viagem duraria cerca de uma hora e meia, partindo da estação da Chapada, em Araucária, passando pela estação General Lúcio (que está desativada) e chegando à Lapa.
A iniciativa para a implantação do turismo férreo partiu da Prefeitura da Lapa, por meio da pessoa de Assad, e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A proposta ganhou força após a realização da I Semana Paranaense de Memória Ferroviária e a homologação da carta que propõe a criação de um conselho para preservar a memória ferroviária do Paraná.
O superintendente do IPHAN do Paraná, José Luiz Desordi Lautert, acredita que a reativação do trem de passeio ajudaria a preservar a memória ferroviária. “O uso é condição fundamental para a preservação. Sem uso, as estações, por exemplo, acabam sendo deterioradas”, afirma.

Recuperação

Para possibilitar o possível passeio, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária do Paraná, em parceria com a de Santa Catarina, estão recuperando a Locomotiva 11. Com 380 lugares, ela foi uma das primeiras a funcionar no Paraná e já esteve em exposição no Shopping Estação, em Curitiba.
“O passeio antigo saia de onde hoje é o Shopping Estação e seguia até a Lapa”, lembra Assad. Os passeios tiveram início em 1986 e finalizaram na década de 1990, quando já não aconteciam com frequência, apenas em datas comemorativas.

Próximos passos

A revitalização das estações é outro passo necessário para que os passeios de trem voltem a acontecer. O secretário de Cultura e Turismo de Araucária, Eduardo Tavares de Lira, lembra, por exemplo, que há cerca de 20 anos o trem de carga não para na estação General Lúcio e que ela está em condições precárias. 
“A estação é propriedade do IPHAN, mas estamos realizando os trâmites legais para que ela seja repassada à prefeitura”, explica o secretário. Lira acrescenta que o projeto ainda está em sua fase inicial e que não se sabe, por exemplo, de onde sairia a verba para a reforma. Ainda segundo ele, há o interesse em se criar no local um centro cultural para a realização de eventos e venda de artesanato local.
Na avaliação de Márcio Assad, da prefeitura da Lapa, com o interesse das duas prefeituras e o apoio do IPHAN, o que falta seria a recuperação da ferrovia em Araucária e as autorizações junto a diversas entidades nacionais, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que já foram solicitadas para estes órgãos. Não há, no entanto, previsão para que elas encaminhem resposta.
*Especial para Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!