Além da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo, quem planeja viajar para Paris nos próximos meses poderá banhar-se nas águas do Rio Sena. No dia 15 de julho, a prefeitura da cidade luz irá inaugurar três piscinas públicas na Bacia de La Villette, alimentada pelo famoso rio, que prometem fazer a alegria de parisienses e turistas durante os meses de verão no Hemisfério Norte.
A iniciativa integra o projeto “Nadar em Paris” e foi anunciada pela prefeita Anne Hidalgo, via Twitter, no fim de maio. O objetivo é incentivar a natação e a ocupação dos espaços públicos da capital francesa.

Para isso, uma área de 1,6 mil metros quadrados, localizada no 19º distrito, na região leste de Paris, receberá a instalação de três piscinas, abastecidas com as águas do Sena. Cada uma delas terá tamanhos e profundidades diferentes, sendo uma de 40 centímetros, para as crianças, outra de 1,2 m e a terceira, destinada a nadadores mais experientes, com cerca de 2 m de profundidade.
A estimativa é a de que 75 mil nadadores e 1 mil banhistas frequentem as piscinas diariamente. A partir de 2018, a Bacia de La Villette funcionará do início do verão europeu até meados de setembro. Até 2020, a prefeitura de Paris pretende criar novas piscinas e áreas destinadas ao banho na cidade.