Estilo & Cultura
Os lugares mais turísticos do mundo vistos pelo ângulo “errado”
É isso mesmo. Esse é o retrato que o inglês Oliver Curtis fez quando visitou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação Oliver Curtis
Você iria ao Cristo Redentor para fotografar algo que não fosse o Cristo e seus braços abertos? Viajaria a Grande Muralha, na China, e tiraria foto dos toldos que abrigam os turistas no começo do passeio? Em Nova York, capturaria imagens de costas para a Estátua da Liberdade? Todos parecem “erros” que nenhum turista cometeria, mas é exatamente isso que o fotógrafo inglês Oliver Curtis buscou para um novo trabalho.
A ideia surgiu durante uma visita de Curtis à Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Ao ver um campo de golfe recém-construído ali perto, pensou em todos os contrastes que estavam ali e na estranheza de sua posição – ele estava em uma das grandes maravilhas do mundo olhando para o lado “errado”.
A partir disso, ele viajou o mundo atrás destes ângulos esquecidos e montou a exposição “Volte-face”, que estará aberta em setembro e outubro deste ano em Londres, no Royal Geographical Society. Confira algumas imagens da mostra: