Obra renascentista de R$ 27 milhões é descoberta em cozinha de senhora de 90 anos
Obra da Renascença pintada pelo artista florentino Cimabue foi descoberta em uma cozinha nos arredores de uma cidade ao norte de Paris. Foto: AFP
Uma obra importante da Renascença (entre os séculos 14 e 16), feita pelo pintor florentino Cimabue, um dos mestres de Giotto, foi descoberta por acaso em uma cozinha de uma senhora de 90 anos na cidade de Compiègne, nos arredores de Paris, na França. A pintura “Cristo menosprezado” quase foi jogada no lixo durante a limpeza da casa, mas acabou salva por uma leiloeira que foi avaliar o local, segundo o jornal francês “Le Parisien”.
A pintura é avaliada em 6 milhões de euros, aproximadamente R$ 27 milhões, e passou décadas despercebida entre a cozinha e a sala de estar de uma moradora da região. A família supôs que se tratava de um artigo religioso comum. A imagem está em boas condições, embora tenha sido colocada diretamente acima de uma placa de aquecimento para cozinhar.
A descoberta aconteceu depois que a senhora decidiu vender a casa e se mudar em junho deste ano. A especialista em leilões Philomène Wolf foi chamada para examinar o interior e os móveis da casa construída na década de 1960.
“Eu tive uma semana para dar uma visão especializada sobre o conteúdo da casa e esvaziá-la”, disse Philomène ao “Le Parisien”. “Tive que abrir espaço na minha agenda … se não o fizesse, tudo estava previsto para ir ao lixão.”
A leiloeira afirmou que notou a pintura assim que pisou na casa. “Você raramente vê algo dessa qualidade. Eu imediatamente pensei que era uma obra do primitivismo italiano. Mas não imaginei que fosse um Cimabue”, contou ao jornal francês.
A confirmação da autoria da obra veio depois de testes com infravermelhos em laboratório. Acredita-se que Cimabue faleceu em Pisa em 1302.