Um novo mural do famoso artista anônimo Banksy apareceu na cidade britânica de Hull. A imagem, feita com a técnica de estêncil já clássica do artista, mostra uma criança carregando uma espada de madeira com uma caneta presa à ponta. O texto “Draw the raised brigde!” (“Desenhe a ponte erguida!“, em tradução livre) acompanha a imagem.
Os conselheiros da cidade, no entanto, estão pedindo que o mural seja limpo — não pelo conteúdo da obra, mas pela velha discussão que permeia o mundo do grafite: isso é arte?
Segundo o site Design Taxi, John Abbott, um dos conselheiros da cidade, afirmou que o muro deveria ser limpo. “Banksy tem seu talento. Mas comparar Banksy, por exemplo, com algumas das artes ‘de verdade’ na Galeria de Arte de Ferens, que chegam a ser brilhantes, é julgar duas coisas diferentes“, explica.
Vários usuários do Twitter criticaram a afirmação do conselheiro, já que a cidade de Hull foi escolhida em 2017 como a capital da cultura do Reino Unido, com diversos investimentos relacionados à arte, contemplando diversas formas dela.