Estilo & Cultura
Museu Nacional ganha projeto em Lego com renda revertida para sua reconstrução
Maquete do Museu Nacional em LEGO. Foto: divulgação.
O Museu Nacional em peças de LEGO, já pensou? Pois os publicitários Caio Gandolfi e Diego Ferrite já. E mais do que isso: inscreveram o projeto em uma plataforma da marca dinamarquesa. Para que o sonho saia do papel, o primeiro passo já foi dado e eles superaram, nesta quarta-feira (21), a marca de 10 mil apoiadores – pessoas que desejam que o museu vire brinquedo.
A segunda etapa é a aprovação da ideia pela empresa. Caso acatada, os criadores querem que todos os valores arrecadados em royalties pela invenção sejam revertidos para a reconstrução do Museu – que pegou fogo em setembro de 2018.
“Parece que há uma vontade latente de ajudar a causa. Nossa ideia apenas materializou isso, já que é um jeito simples de não deixar a história do Museu morrer”, explicaram os publicitários.
O engajamento online dos que acham uma boa ideia que o brinquedo esteja no catálogo da LEGO surpreendeu Gandolfi e Ferrite. “A primeira divulgação começou na própria plataforma da marca, a LEGO Ideais. Depois, divulgamos para os amigos e foi naturalmente se espalhando”, contaram.
A LEGO Ideias permite que qualquer pessoa submeta uma ideia de brinquedo, na página online, e eles avaliam se a ideia merece se tornar realidade.
Inspiração
“Brincar” de LEGO não é uma novidade na vida de Gandolfi e Ferrite, já que o hábito vem desde a infância. “Desde pequenos, construímos e desconstruímos tudo o que queríamos com as pecinhas de LEGO e daí que surgiu a ideia. Por que não recriar o Museu Nacional, bloco por bloco?”, questionaram os publicitários.
A experiência com o mercado criativo também contou pontos. “Buscamos criar ideias que ajudem não apenas as marcas com as quais trabalhamos, mas também que sirvam para engajar as pessoas em boas causas. A reconstrução do Museu Nacional nos pareceu uma causa justa e digna de esforço”, explicaram.
Legado
Brinquedo aprovado ou não pela LEGO, Gandolfi e Ferrite já parecem estar satisfeitos com o burburinho que a ideia deles causou. “Conseguimos trazer o assunto Museu Nacional de volta as conversas, não queremos deixar ele esfriar”, falaram.
Além disso, se a ideia for concretizada, veem um legado na conquista. “LEGO é um brinquedo que atinge todas as faixas etárias e consideramos importante colocar as crianças em contato com os museus desde cedo. Também levanta a bola para nós, adultos, valorizarmos e cuidarmos mais do nosso patrimônio”, concluíram.
HAUS tentou contato com a LEGO Brasil. No entanto, até o fechamento desta reportagem, não teve retorno da marca.
*Especial para a Haus.