Estilo & Cultura

Marca fabrica móveis a partir das cordas originais da ponte Golden Gate

Luciane Belin*
23/03/2019 10:55
Thumbnail

Foto: Reprodução Strands of History

Os cabos de aço que por quase 70 anos sustentaram a Golden Gate Bridge, em São Francisco, na Califórnia, estão sendo transformados em peças de colecionador. A ponte que é cartão postal da cidade norte-americana foi reformada em 2006 e a estrutura de cabos de aço foi renovada. As cordas retiradas são utilizadas como matéria prima para a fabricação de móveis, peças arquitetônicas, de design e iluminação, esculturas, obras de arte e souvenirs.
A empresa Strands of History (As Cordas da História, em tradução livre) é a responsável pela criação dos itens, que vão de pequenos chaveiros a mesas de centro e, mesinhas de café em que os cabos fazem as vezes de pés ou base do móvel. As peças são todas customizadas e feitas à mão e podem ser desenhadas pelos próprios clientes, criando itens extremamente exclusivos e raros.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A iniciativa, que visa dar um destino às ferragens descartadas da Golden Gate, foi criada pelo biólogo e empresário Tom Piatkowski, que faleceu em 2017. Desde então, a empresa passou para as mãos de dois biofarmacêuticos, Bob e Mary Zimmerman, que contam com a ajuda de um veterano artesão que atua como consultor, José Uribe. Foi ele quem criou os métodos de administração, moldagem e manutenção dos cabos para transformá-los em outros objetos.
As peças de 3,35 metros de cabos de aço são manipuladas a partir de um processo próprio da Strands of History de limpeza, corte, polimento e pintura com o alaranjado original da ponte – tonalidade que, depois de décadas de exposição ao tempo, partes da corda já haviam perdido.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Cada corda suspensora é primeiro jateada para remover qualquer camada remanescente de detritos ou tinta. Após a limpeza, o cabo de aço galvanizado é equipado com cintas de aço inoxidável que são firmemente cravadas nos intervalos apropriados usando uma prensa hidráulica personalizada com seis pistões exercendo 7000 psi de pressão”, explica a empresa em seu site.
Segundo a empresa, embora essas cordas tenham décadas de uso sempre envoltas umas nas outras, elas têm uma forte tendência a se desenrolar, a menos que sejam controladas por bandas de aço inoxidável.

70 anos de história

Cartão postal de uma das mais importantes cidades dos Estados Unidos, a Golden Gate Bridge começou a ser construída em 1933 e foi inaugurada em 1937.
Foto: Bernard Spragg/ Flickr<br>
Foto: Bernard Spragg/ Flickr<br>
Suas torres chegam a 227 metros de altura e a estrutura inclui uma torre de teste, com quatro metros de altura, e que foi a primeira parte a ser construída.
Embora em algumas fotos ela possa parecer vermelha ou marrom, sua cor original é laranja. E isso foi acidental, já que a intenção inicialmente é que ela fosse realmente vermelha. É que quando o aço para a ponte foi instalado pela primeira vez, ele estava coberto com um fundo de tinta vermelho, mas um engenheiro consultor da obra testou um laranja, gostou e assim ela ficou.
Com passagem livre e aberta ao público, a Golden Gate tem 2,7 Km de extensão e pode ser cruzada de carro, a pé e de bicicleta, sendo o principal atrativo turístico de São Francisco.
*Especial para Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM