Estilo & Cultura
Mansão de mafioso inspirada no filme Scarface vira centro de reabilitação
Entre as semelhanças com a mansão do filme estrelado por Al Pacino, está a escadaria dupla. Foto: Reprodução
Após 23 anos confiscada pelo estado, a mansão do mafioso italiano Walter Schiavone, irmão de Francesco Schiavone, um dos líderes da Camorra (uma das principais organizações criminosas da Itália), volta a fazer parte do cotidiano da comuna de Casal di Principe, na Itália. A empresa Agrorinasce acaba de finalizar a revitalização do espaço, transformando a vila da região napolitana – que foi erguida à imagem e semelhança da casa do filme Scarface, de 1983 – em um centro de reabilitação para pessoas portadoras de deficiência.
Para a revitalização, a Agrorinasce buscou eliminar as características que fazem da casa uma réplica do filme, já que uma das intenções era apagar a influência de Schiavone no lugar.
Walater Schiavone pediu a um arquiteto local que assistisse ao filme estrelado por Al Pacino e projetasse uma residência igual à da produção. Conhecida como “Hollywood” pelos locais, a casa contava até mesmo com a escadaria dupla na qual o traficante de drogas Tony Montana, vivido por Pacino, morre. O morador foi preso em 1999 e a mansão acabou sendo confiscada.
A vila de Schiavone faz parte de um conjunto de propriedades de Nápoles que pertenciam a mafiosos e que foram convertidas em espaços para a sociedade. Entre elas, também está uma casa do clã Zaza em Pomigliano D’Arco que virou uma delegacia de polícia.