Estilo & Cultura
Karol Conka e ocupação artística movimentam Boca Maldita no fim de semana
Edifício Tijucas recebe o Tijucão Cultural neste sábado (19), com dezenas de artístas expondo obras, peças de design e apresentando performances. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
No próximo sábado (19), o Edifício Tijucas, cravado na Boca Maldita, abre as portas para o quarto Tijucão Cultural. A iniciativa, uma realização do coletivo Das Nuvens, que funciona no último andar do prédio, reunirá cerca de 60 artistas.
Neste ano, além de ocupar dezenas de salas do prédio — um dos mais emblemáticos do Centro da cidade — o projeto se estende às redondezas e terá um palco no calçadão da rua XV de Novembro. Na programação um show de Karol Conka e duas convidadas especiais: Tássia Reis e Janine Mathias. A apresentação está prevista para acontecer às 16h20.
Mais de 30 salas serão ocupadas pelo projeto. Em cada uma delas, o visitante poderá conferir uma exposição de quadros, objetos de design ou mesmo acompanhar uma performance. Foram selecionados 35 artistas por edital para apresentarem seus trabalhos na ocasião. Karla Keiko, produtora cultural e membro do Das Nuvens, indica que o visitante entre no prédio sem pressa e vasculhe os andares em busca das obras e boas surpresas.
O edifício estará aberto à visitação com entrada gratuita das 13h às 19 horas. Na rua, no entanto, a programação começa pela manhã. As atividades no palco montado na Boca Maldita começam às 10h15, com intervenções, batalha de rimas e shows. Haverá ainda área de alimentação com pizza e chopes artesanais. A programação completa dos eventos dentro e fora do Tijucas pode ser acessada aqui.
Pontos de criatividade
De acordo com Karla o Edifício Tijucas é um polo de criatividade no Centro de Curitiba. “Em um levantamento feito há alguns anos eram 60 pontos de criatividade espalhados pelo prédio. O que incluí de alfaiates a artistas”, conta. A ideia do evento é ressaltar a cena artística local para os curitibanos. “Estar em um prédio tão representativo para a cidade é uma ótima forma de jogar luz nesta produção”, reforça.
Como legado para a cidade, Karla explica que o Tijucão Cultural de 2016 é resultado de uma série de oficinas realizadas pelo coletivo Das Nuvens com novos agentes culturais. Durante três meses foram realizados laboratórios de produção cultural, curadoria e comunicação que possibilitou que interessados em cada área pudessem mergulhar no conhecimento e ajudar a produzir o evento. “A ideia é multiplicar conhecimento. Estamos ajudando a formar novos profissionais que, além de ajudar neste evento, logo colocarão na rua seus próprios projetos”, aponta.
Serviço
Tijucão Cultural, dia 19 de novembro, a partir das 10h15, entrada gratuita. Locais: Edifício Tijucas (Rua Luiz Xavier, 68, Centro), Boca Maldita, Praça Osório e Edifício Anita (Rua Cândido Lopes, 304, Centro).