Estilo & Cultura
Você já pensou em conhecer uma cidade com as mãos?
Fotos: Touchable Prague/Divulgação
Deixe sua máquina fotográfica ou seu celular em casa. Se depender de Praga, capital da República Tcheca, você vai precisar só das mãos para conhecer a alma da cidade e sua riqueza arquitetônica.
A cidade tem um programa imersivo que foi originalmente desenvolvido para pessoas com deficiência visual. Mas que tem conquistando visitantes por permitir uma descoberta diferente de seus recantos.
A atividade foi batizada de Touchable Prague e existe há cinco anos, com guias treinados para proporcionar experiências exclusivas. Isso porque, no momento da reserva, a companhia procura saber todos os seus interesses, a fim de montar um roteiro personalizado.
O conceito é simples: sair por partes da cidade tateando portas, maçanetas, telhas, fontes, árvores, estátuas públicas e detalhes das construções.
A proposta pode até parecer boba em um primeiro momento. Mas guarda um viés importante: prestar atenção aos detalhes, que quase certamente passam despercebidos por nossos olhares rápidos e destreinados.